PREVISÃO DO TEMPO: Cuiabá registra maior temperatura em 108 anos, 43º C

Cuiabá, capital de Mato Grosso, bateu o recorde de calor histórico na tarde de 16 de setembro de 2019 e registrou a maior temperatura em 108 anos de medições. A temperatura passou dos 43°C.

Centro-Oeste continua com muita fumaça e calor acima dos 40°C.

Corumbá (MS) lidera ranking anual de focos de fogo no Brasil. MT e MS podem fechar a semana com pancadas de chuva.

A semana começou extremamente quente por toda a Região Centro-Oeste do Brasil, com temperatura as acima dos 42°C em áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e muito próximas dos 40,0°C em alguns locais de Goiás. Além do calor extremo, a população enfrenta a níveis de umidade do ar muito baixos e grande quantidade de fumaça espalhada no ar por causa das centenas de focos de fogo que ainda são observados sobre a Região.

10% de umidade no ar

Durante a tarde desta segunda-feira, 16 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou níveis de umidade relativa do ar de 10% em Água Clara (MS), Rio Verde (GO), Amambai (MS), Paraúna (GO) e Goiânia (GO). O aeroporto da região de Cuiabá também registrou 10% de umidade no ar.

Estes foram valores mais extremos, mas toda a Região Centro-Oeste voltou a registrar várias horas consecutivas com níveis de umidade muito abaixo dos 60%, que é o recomendável pela Organização Mundial da Saúde.

Mais de 42°C

Cuiabá, capital de Mato Grosso, bateu o recorde de calor histórico na tarde de 16 de setembro de 2019 e registrou a maior temperatura em 108 anos de medições. A temperatura passou dos 42°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,3°C às 15 horas (Brasília), mas este valor poderá subir na nova leitura que será feita às 21 horas (Brasília).

Em Coxim (MS), o INMET registrou 41,7°C, em Rosário do Oeste (MT), 41,5°C.

Na tarde do domingo, 15 de setembro, o calor passou dos 40°C em muitas áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, mas a temperatura superou os 42°C em alguns locais destes estados, o que não é muito comum.

As vinte maiores temperaturas registradas pelo INMET no Brasil na tarde de 15 de setembro foram todas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

Confira as 5 maiores temperaturas ocorridas no Brasil em 15/9/2019, segundo o INMET

Calorão continua nesta terça

Para esta terça-feira, 17 de setembro, não tem nenhuma grande mudança no tempo prevista para para o Centro-Oeste do Brasil. O tempo muito quente e seco ainda predomina por praticamente toda a Região.

Há possibilidade de algumas pancadas de chuva na porção noroeste de Mato Grosso, região próxima a Rondônia e ao Amazonas, o calor será intenso também nesta área.

A região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai deve ter um aumento da nebulosidade na noite desta terça-feira por causa de uma frente fria que se desloca pelo litoral da Região Sul. Mas não tem previsão de chuva.

Chuva à vista

Mudanças no tempo são esperadas para a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no decorrer semana, com previsão de pancadas de chuva para estes estados.

Na tarde da quarta-feira, vários locais da faixa norte de Mato Grosso poderá ter pancadas de chuva. Na quinta-feira, 19, e a sexta-feira, 20, a chance de alguma chuva é considerada para todas as regiões de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Mas as pancadas que ocorrerem será em pequenas áreas e não devem ter força e nem abrangência suficiente para apagar o fogo das queimadas e nem terminar com a fumaça que se espalha sobre o Centro-Oeste.

Há uma possibilidade de chuva para Goiás e Distrito Federal na próxima semana.

Fumaça

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a região de Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, lidera o ranking de focos de fogo nas escalas anual, mensal e em 48 horas. Entre 1 de janeiro e 15 de setembro de 2019 foram registrados 3355 focos de fogo.

O estado de Mato Grosso é o que teve mais focos desde o início deste ano, num total de 24039 focos, até o dia 15 de setembro.

A imagem captada pelo satélite Terra/MODIS,operado pela NASA mostra a grande quantidade de focos de fogo (pontos vermelhos) sobre o Centro-Oeste do Brasil. É possível ver a pluma de fumaça saindo dos focos mais ativos.

O detalhamento da imagem mostra a extensa e forte pluma de fumaça que sai de uma grande foco de fogo no norte do Paraguai. A coloração esbranquiçada por toda a imagem é a nuvem de fumaça, porém muito menos densa do que a observada o norte do Paraguai.

Nos últimos dias, a circulação dos ventos sobre a América do Sul voltou a levar parte desta fumaça para para o Sul do Brasil. O fluxo de fumaça se intensificou no fim de semana passado.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Goiás e Rede ILPF assinam acordo para fortalecer o Sistema ILPF no estado

A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…

6 horas ago
  • Notícias

1ª Feira da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá acontece neste sábado(05)

Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…

7 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Dólar forte sustenta preços, mas mercado do algodão segue atento às incertezas econômicas globais

Exportação em Mato Grosso, valorização impulsionada pelo dólar contrasta com queda mensal das paridades As…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja: prêmios caem na semana, mas acumulam alta expressiva no ano

No mercado da soja, desvalorização semanal nos portos de Santos e Paranaguá contrasta com forte…

1 dia ago
  • Dicas de Especialistas
  • Embrapa
  • Notícias

Tecnoshow Comigo: Embrapa vai participar com lançamentos e inovações para os sistemas agrícolas

Durante a Tecnoshow Comigo 2025, a ser realizado entre 07 a 11 de abril de…

1 dia ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Boi: Mato Grosso bate recorde no abate de bovinos e amplia participação no cenário nacional

Crescimento expressivo impulsiona setor e reforça protagonismo do estado na pecuária brasileira A pecuária registrou…

1 dia ago