<![CDATA[
Como informa o CLIMATEMPO, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e nesta sexta-feira influencia áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
A passagem desta frente fria causa grande aumento de nebulosidade, chuva, ventos fortes e brusca queda da temperatura. Mas mudanças no tempo começam a ocorrer no extremo sul do país.
Nesta sexta-feira, as áreas de instabilidade da frente fria se afastam do Rio Grande do Sul e se espalham sobre São Paulo, Sul de Minas, Rio De Janeiro e Mato Grosso do Sul. A nebulosidade aumenta no oeste e sul de Mato Grosso.
Esta frente fria rompe o bloqueio atmosférico e reduz a influência de uma grande massa de ar seco que predominou sobre o Brasil durante todo o mês de julho
A frente fria que avança sobre o Sul do Brasil provoca muita nebulosidade sobre toda a Região. Ainda chove na madrugada e pela manhã no Paraná e em Santa Catarina, mas a tendência é de que a chuva vá parando no decorrer da tarde em grande parte destes estados.
Pode chover na serra gaúcha até de manhã. O leste, nordeste e o sul do Rio Grande do Sul tem muitas nuvens o dia todo, mas o sol aparece forte no centro e no oeste do estado.
O ar polar avança forte sobre o Sul do Brasil no decorrer desta sexta-feira e a temperatura diminui cada vez mais até a noite. A tarde já será fria e o frio aumenta à noite. Ventos moderados a fortes ocorre nos três estados.
A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste continua com sol e calor nesta sexta-feira. Mas uma frente fria causa grande aumento de nuvens, chuva e queda da temperatura no decorrer do dia em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira.
Pode chover e ventar com moderada a forte intensidade no Vale do Paraíba, no Litoral Norte e na serra da Mantiqueira, em São Paulo, e no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio. As rajadas mais intensas podem alcançar velocidades entre 70 e 90 km/h.
Ventos moderados e grande aumento da nebulosidade são esperados sobre o Mato Grosso do Sul. Pode chover no extremo sul do estado e garoar nas áreas próximas da Bolívia e do Paraguai. A temperatura cai no decorrer do dia.
A nebulosidade aumenta e o calor diminui no oeste e no sul de Mato Grosso, mas não tem previsão de chuva.
A Região Norte tem sol forte. Pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no centro, oeste e norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no centro-norte do Pará.
No Nordeste do Brasil, o sol e o tempo seco predominam sobre quase toda a Região. Há previsão de pancadas de chuva pelo litoral, zona da mata e agreste de todo leste da Região e no litoral do Maranhão, o norte do Piauí e do Ceará.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Rio de Janeiro, Boa Vista, Manaus, Belém e Macapá.
Alerta para temporais em Roraima, no noroeste e no litoral do Pará
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes Vale do Paraíba, no Litoral Norte e na serra da Mantiqueira, em São Paulo, e no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no Amapá, no norte do Pará e no norte do Amazonas, incluindo Manaus
Atenção para fortes rajadas de vento, entre 80km/h e 90km/h no Vale do Paraíba, no Litoral Norte e na serra da Mantiqueira, em São Paulo, e no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio.
Atenção para fortes rajadas de vento, entre 60km/h e 80km/h no litoral e na serra do RIo Grande do Sul, na serra, no planalto sul e no litoral sul de Santa Catarina, no centro-norte de São Paulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e no norte do estado do Rio de Janeiro
Atenção para fortes rajadas de vento, entre 40km/h e 60km/h no Espírito Santo, no Triângulo Mineiro e na Grande Belo Horizonte, no oeste, centro, sul e leste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no oeste e sul de Mato Grosso, no Paraná, no oeste e leste de Santa Catarina e no centro e norte do Rio Grande do Sul
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% em Goiás (exceto no sul do estado), no Distrito Federal, no centro, leste e nordeste de Mato Grosso, no Noroeste Mineiro, no Tocantins (exceto no norte do estado), no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí.
No período de 28 de julho a 2 de agosto de 2022, uma frente fria rompe o bloqueio do ar seco e leva um pouco de chuva para o Sul e em algumas áreas do leste do Sudeste na sexta-feira, 29, e no fim de semana. Aumenta a chuva sobre o norte da Região Norte
Nas áreas em azul escuro no noroeste do Amazonas, em Roraima, no noroeste e litoral do Pará e no norte do Amapá a chuva em 5 dias pode ficar entre 70 a 100 mm
As áreas em tons de azul acinzentado no litoral do Nordeste, na Região Norte e no Sul do Brasil indicam acumulados de chuva de 30 a 60 mm em 5 dias.
Os tons em azul claro e verde indicam acumulados de chuva baixos, com menos de 30 mm.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.