Uma nova frente fria avança para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 28 de maio, e se junta com áreas de instabilidade que crescem entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai estimular a intensificação destas áreas de instabilidade e nuvens bastante carregadas tendem a crescer no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.
O ar seco ainda predomina sobre o Brasil e deixa a maioria das áreas do país com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.
Nuvens carregadas associadas à Zona de Convergência Intertropical atuam sobre o extremo norte do Brasil provocando chuva por vezes fortes sobre o noroeste do Amazonas, Amapá e Roraima.
Esta sexta-feira, 28 de maio, é de alerta para tempestades sobre o Rio Grande do Sul, que podem começar na madrugada e se estender até a noite. Em Santa Catarina, no centro-oeste, sul e leste do Paraná, o sol aparece, a nebulosidade aumenta do longo o dia e as pancadas de chuva também podem ser fortes à tarde e à noite. Florianópolis e Porto Alegre podem ter chuva forte. O norte e o noroeste do Paraná terão aumento de nebulosidade, mas não deve chover.
Sexta-feira com sol forte, ar seco e sem condições para chuva na Região Centro-Oeste e em praticamente todas as áreas do Sudeste e do Nordeste. Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer pela manhã no norte do Espírito Santo e no extremo sul da Bahia, no litoral, na Zona da Mata e no Agreste entre o Recôncavo Baiano e o litoral do Ceará.
Sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite são previstos para o litoral do Maranhão, norte e noroeste do Pará, centro, norte, leste e oeste do Amazonas.
Dia com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora no Amapá e em Roraima.
Alerta especial: situação de perigo para a população na Grande Porto Alegre, Litoral norte, na Serra, no Planalto, Depressão Central, Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul por causa do alto risco de temporais, com chuva volumosa, raios, rajadas de vento com até 80 km/h e granizo.
Alerta para temporais no sudoeste do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul e Oeste de Santa Catarina.
Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e eventuais fortes rajadas de vento no sul gaúcho (inclui Campanha e litoral sul), oeste e extremo sul do Paraná (inclui Foz do Iguaçu).
Rajadas de vento moderadas a fortes, com até 60 km/h, podem ocorrer na fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul.
Alerta para temporais no Amapá e no centro-norte de Roraima, incluindo as capitais Boa Vista e Macapá
Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e eventuais fortes rajadas de vento no norte/noroeste do Pará e no norte do Amazonas, incluindo Belém e Manaus..
A secura do ar é prejudicial para a saúde, ressecando a pele e os olhos e agravando doenças respiratórias crônicas. Uma hidratação mais reforçada é fundamental nesses dias muito secos.
Situação de atenção para o ar seco, com o nível de umidade no ar entre 20% e 30%, no interior de São Paulo e Grande SP, no oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso, Tocantins, no centro-oeste e norte da Bahia, no sertão do Pernambuco, da Paraíba e do Ceará, no centro-sul do Piauí e do Maranhão.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS – Informação para quem produz
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…
Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…
Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…
Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…
This website uses cookies.