Confira o Boletim CLIMATEMPO 28 de fevereiro 2022 e -veja a previsão do tempo no Brasil nesta segunda-feira.
Vários sistemas meteorológicos vão contribuir para a formação de nuvens carregadas no Sul do Brasil no decorrer dos próximos dias. Os maiores volumes são previstos para o Rio Grande do Sul e áreas do sul e oeste de Santa Catarina, mas também chove com potencial para alguns temporais no estado do Paraná.
Além da circulação de ventos, uma nova e forte frente fria avança pelo litoral entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste início de semana. Com isso, as instabilidades aumentam nestes dois estados entre segunda e terça-feira.
A previsão é de tempo severo para o estado gaúcho e tempestades localizadas também são previstas para o interior de Santa Catarina na segunda-feira.
O sol ainda aparece mais no estado catarinense e no Paraná, e as pancadas de chuva ficam concentradas entre a tarde e a noite. No Paraná, por enquanto não há previsão de volumes muito expressivos.
Na terça-feira a frente fria continua avançando pelo litoral da Região e, na quarta(02), este sistema fica praticamente parado ao largo do Sul do país, mantendo as instabilidades ativas nos três estados, inclusive com risco para temporais nas três capitais.
Com exceção da segunda-feira, os demais dias da semana devem ser mais secos no sul gaúcho. Já nas demais áreas do Sul, o tempo segue carregado ao longo dos próximos dias.
Durante esse período, há risco de alagamentos/enchentes e problemas causados por vento forte, raios e granizo.
Mesmo com a chuvarada, ainda não há previsão para uma queda acentuada de temperatura. O calor até diminui nos próximos dias, mas a sensação continua de abafamento por quase todo Sul do Brasil.
Semana começa com tempo severo no Rio Grande do Sul. Aperte o Play!
A Região Norte segue sem grandes mudanças ao longo dos próximos dias. As áreas de instabilidade ainda persistem na Região, além da Zona de Convergência Intertropical que também favorece as condições para chuva.
A semana segue bastante abafada e com alto risco para temporais no Norte do país. O tempo não fica fechado, ocorrem aberturas de sol, mas sempre com variação de nuvens.
Com a chuva prevista, há risco para alagamentos em alguns pontos. Atenção também com os níveis dos rios que já seguem bastante elevados e com alto risco para transbordamentos.
Como vimos no Boletim Climatempo, o nível do Rio Machado em Ji-Paraná, em Rondônia, chegou aos 11,85 metros de altura na última terça-feira, dia 22 de fevereiro. Este é o nível mais alto da sua história em 45 anos, desde o final de 1977, superando o nível da cheia de 2014, de acordo com os dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, e confirmados pela a prefeitura da cidade.
Outro destaque é o transbordamento do rio Jamari, que trouxe muitos transtornos para o estado de Rondônia. Neste domingo, 27 de fevereiro, a interdição total da BR-364 já chegou ao quarto dia. O trecho entre Ariquemes e Itapuã do Oeste está fechado para passagem de veículos.
Por enquanto, as condições seguem bastante favoráveis à ocorrência novas tempestades em Rondônia e nos demais estados do Norte. Não dá para descartar o risco de novos transtornos ao longo da semana.
Em pleno carnaval, o calor tem sido destaque no Rio De Janeiro. As temperaturas seguem muito altas na cidade do Rio e sem nenhuma chuva para aliviar o calor intenso.
Por enquanto, não há previsão de uma mudança no padrão das condições no tempo no estado. As frentes frias que avançam pelo Sul do Brasil, estão sendo desviadas para alto-mar, com isso, a chuva continua irregular e o ar frio não consegue chegar ao Sudeste.
A cidade do Rio deve ter dias ainda mais quentes no decorrer da semana. Os meteorologistas apontam máximas que passam dos 35°C e até se aproximam dos 40°C em algumas regiões.
A chuva ainda persiste, de forma isolada, entre o Centro-sul Fluminense, noroeste do estado e a Região Serrana. Não há previsão para volumes elevados. O sol predomina e faz muito calor.
Em todas as áreas litorâneas, inclusive na cidade do Rio, a tendência é de tempo firme pelo menos até a sexta-feira. Serão dias de sol forte e calor intenso, sem chuva para refrescar.
Fonte: Climatempo
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.