CLIMATEMPO 25 a 31 de maio 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 25 a 31 de maio 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil

Semana começa com frio em SP

A tendência é que as instabilidades se afastem do estado já nesta segunda-feira, 24 de maio. Uma massa de ar seco de origem polar vai manter o tempo firme no estado e vai provocar queda de temperatura. Portanto, mesmo com a presença do sol, as temperaturas não vão subir muito.

Entre a noite de segunda e a madrugada de terça muitas cidades vão amanhecer frias e com possibilidade de novos recordes, inclusive na capital paulista. Até o momento, o recorde oficial é de 12,8°C na cidade de São Paulo.

Geada na Região Sul do país

Segunda-feira com sol e frio

O sol predomina no Sul nesta segunda-feira, 24 de maio, e já existe possibilidade de recorde de frio em nas capitais Curitiba e Florianópolis. A menor temperatura de 2021 em Curitiba, até o momento, foi de 8,5°C no dia 20 de maio. Em Florianópolis, o recorde atual de menor temperatura do ano é de 11,7°C, em 7 de maio.

Geada na terça-feira

Na terça-feira, 25 de maio, o dia vai amanhecer frio e com geada entre o norte gaúcho, oeste de Santa Catarina, Planalto Catarinense, na região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e nas áreas do centro-sul do Paraná e também em Curitiba. Há risco de novos recorde de frio em muitos municípios, inclusive na capital do Paraná.

Algumas cidades do norte do Paraná até recebem alguma chuva entre quarta e quinta-feira, mas os volumes não serão expressivos. A chuva é isolada. Só no fim da semana que a chuva vai voltar a atingir mais regiões.

Ciclone extratropical se afasta, mas deixa mar agitado e ressaca

O ciclone extratropical que se organizou no fim de semana entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai já está totalmente sobre o mar e no decorrer desta segunda-feira vai se afastando da América do Sul. Os ventos diminuem nesta segunda-feira. A ventania sobre o mar provocada pelo ciclone causou agitação marítima e elevou as ondas. Praias do Sul e do Sudeste podem ter ressaca nos próximos dias.

Novos recordes de frio em capitais nesta segunda-feira

Uma grande massa de ar seco de origem polar avança sobre o centro-sul do Brasil, derrubando as temperaturas neste início de semana. A segunda-feira já amanheceu fria e com novos recordes de frio nas capitais São Paulo, Curitiba e Campo Grande. Confira:

Recorde de frio na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo registrou mínima de 12,6°C na estação automática do Mirante de Santana (INMET) nesta segunda-feira, 24 de maio. Essa é a menor temperatura deste ano até o momento. O recorde anterior era de 12,8°C em 20 de maio.

Recorde de frio em Campo Grande

A capital Campo Grande bateu um novo recorde de frio nesta segunda-feira, 24 de maio. A mínima foi de 10,5°C, segundo dados da estação automática do INMET. O recorde anterior era de 12,8C em 8 de maio.

Recorde de frio em Curitiba

Curitiba bateu um novo recorde de frio para 2021 nesta segunda-feira, 24 de maio. A mínima foi de 7,7°C às 4h da manhã, mas é possível que este valor tenha caído mais nas medições seguintes. (É necessário aguardar as atualizações do Instituto Nacional de Meteorologia). O recorde anterior era de 8,5°C no dia 20 de maio de 2021.

O frio ainda continua e a próxima madrugada será gelada, com possibilidade de novos recordes. Há risco de geada em muitos municípios.

Chuva e frio nas áreas agrícolas do centro-sul do Brasil

Durante o fim de semana, choveu forte na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Goiás. Dados do Cemaden, mostram que no período entre 10h de sábado (22) e 10h de hoje (24), choveu 121,4 milímetros na cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS). Em Coxim, no mesmo período, 81,4 milímetros.

Frio

Nesta segunda-feira, o dia amanheceu frio com temperaturas baixas na Região Sul. Para se ter uma ideia, no oeste do Paraná, região de Cascavel registrou 2 graus. Em Toledo, 2,4ºC. No Mato Grosso do Sul Bela, o amanhecer também foi frio. Em Bela Vista, município que fica no sudoeste do Mato Grosso do Sul, e em Iguatemi, os termômetros registraram 2,7ºC.

Próxima madrugada

Para a próxima madrugada, o frio tende a enfraquecer sobre as áreas de milho entre o oeste no Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. Mas ganha força nas áreas altas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. As regiões de Guarapuava (PR), Bom Jesus (RS) e Vacaria (RS), é provável registrar temperaturas muito baixas. Ainda na próxima madrugada, há expectativa de queda de temperatura no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais.

Entre os dias 30 e 31 de Maio, a tendência é que as temperaturas também fiquem baixas neste período quando uma nova onda de frio promete derrubar a temperatura.

Retorno da Chuva

A partir desta terça-feira (25), há condições de chuva em Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo e a tendência é que a chuva volte a se espalhar pelo pelo Brasil. Pelo menos até o dia 2 de junho, há condições para chuva para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste.

No dia 28/05, há condições de chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. Essa chuva também alcança áreas do sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais no fim de semana e podem acumular até 20 milímetros.

No período entre 24/05 e 29/05, Mato Grosso, Goiás, algumas áreas de Minas Gerais, já começam a ter chuva mais fraca e os acumulados projetados não são tão altos como os que foram vistos, durante o último fim de semana.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 25 a 31 de maio 2021

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

2 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

5 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

6 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

7 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

9 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

10 horas ago