CLIMATEMPO 24 a 30 de agosto 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Tempo seco aumenta os focos de queimadas. Assista o Boletim CLIMATEMPO 24 a 30 de agosto 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.

Onda de calor atua em grande parte do BR

A onda de calor que atua sobre o Brasil ainda vai manter as temperaturas elevadas em muitas áreas do país ao longo desta semana. As máximas continuam acima da média para o período e o ar seco chama a atenção com índices muito críticos, principalmente nas áreas centrais do Brasil.

Onda de calor persiste

Os próximos dias seguem quentes e com temperaturas bem acima do normal para os padrões desta época do ano em todo Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná. Os dias mais quentes desta semana serão quarta e quinta, dias 25 de 26 de agosto.

Neste período, as máximas ficam entre 35°C e 40°C em muitas cidades do oeste e norte do Paraná e de São Paulo, em Mato Grosso Grosso do Sul e no estado de Mato Grosso.

As capitais de São Paulo e do Rio De Janeiro devem registrar recordes de maior temperatura do inverno. Além disso, a capital paulista pode ter a tarde mais quente do ano de 2021 em pleno inverno!

Até o momento, a maior temperatura do inverno no Rio de Janeiro é de 34,3°C, no dia 20 de agosto. Já do ano de 2021, o recorde é de 40,2°C, em 30 de janeiro, que não deve ser batido. Em São Paulo, o recorde de maior temperatura do ano de 2021 é de 34,1°C, em 30 de janeiro. Há chance de um novo recorde na cidade.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 24 a 30 de agosto 2021

Ar seco, qualidade do ar prejudicada e risco de queimadas

A umidade relativa do ar ainda segue muito abaixo do recomendado para a saúde e conforto humano neste período. Valores abaixo dos 20% ainda podem ser registrados por praticamente todo estado de São Paulo, inclusive a capital, sul e oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, oeste da Bahia, sul de Rondônia e interior do Paraná. A situação é de emergência, com valores abaixo de 12% no noroeste e oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso, inclusive a capital Cuiabá e o estado de Mato Grosso do Sul.

Confira os índices de criticidade:

Como informado no Boletim CLIMATEMPO, a falta de chuva e vento significativo fazem os poluentes ficarem bastante concentrados na atmosfera, o que prejudica a qualidade do ar em muitas regiões do país. Por isso, além da secura, o ar continua muito poluído, podendo agravar problemas respiratórios em muitas pessoas.

Com a vegetação seca, o risco de queimadas segue elevado no país. Confira o mapa de risco de incêndio!

Mudanças no tempo

Aos poucos a chuva já aumenta na Região Sul ao longo desta semana e há previsão de mudanças entre o Sudeste e o Centro-Oeste no fim da semana. Porém, é valido ressaltar que essa frente fria não será generalizada como do fim de julho.

A Região Sul será a mais influenciada. Ao longo desta semana é alto o risco para temporais, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, e esfria bastante, com risco de geada já na sexta-feira em áreas da Campanha Gaúcha.

Volta a chover a partir de quinta-feira em São Paulo e na sexta-feira chove também no Rio de Janeiro. As temperaturas entram em declínio no fim da semana e faz frio na capital paulista durante a sexta-feira.

Semana vai terminar diferente em áreas do Sudeste e Centro-Oeste

A onda de calor que persiste no Brasil mantém as temperaturas muito elevadas neste início de semana entre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Os próximos dias ainda serão marcados por predomínio de sol forte, calor intenso e tempo firme. As temperaturas oscilam entre 35 e 40°C entre o norte e oeste de SP, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Onda de calor atua em grande parte do BR

Nas demais áreas do interior de São Paulo, na Grande SP, interior de Minas Gerais e no Rio De Janeiro, as máximas se aproximam dos 35°C também. A cidade do Rio de Janeiro deve chegar aos 37°C na próxima quarta-feira, e a cidade de São Paulo pode bater um novo recorde de calor do ano!

Na quarta-feira algumas pancadas de chuva já acontecem no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, mas são pancadas isoladas. Na quinta, com o avanço de uma frente fria, a chuva se espalha sobre Mato Grosso do Sul e o centro-sul, leste e oeste de São Paulo.

A atenção é para sexta-feira, que deve ser marcada por tempo instável em São Paulo, Mato Grosso do Sul e áreas do Rio de Janeiro. A temperatura vai cair de forma acentuada, principalmente nas áreas do sul e leste de São Paulo.

Essa frente fria não é generalizada como a do fim de julho. Só há expectativa de mudanças mais expressivas no Sudeste sobre São Paulo e Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, principalmente entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Goiás e Rede ILPF assinam acordo para fortalecer o Sistema ILPF no estado

A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…

6 horas ago
  • Notícias

1ª Feira da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá acontece neste sábado(05)

Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…

7 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Dólar forte sustenta preços, mas mercado do algodão segue atento às incertezas econômicas globais

Exportação em Mato Grosso, valorização impulsionada pelo dólar contrasta com queda mensal das paridades As…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja: prêmios caem na semana, mas acumulam alta expressiva no ano

No mercado da soja, desvalorização semanal nos portos de Santos e Paranaguá contrasta com forte…

1 dia ago
  • Dicas de Especialistas
  • Embrapa
  • Notícias

Tecnoshow Comigo: Embrapa vai participar com lançamentos e inovações para os sistemas agrícolas

Durante a Tecnoshow Comigo 2025, a ser realizado entre 07 a 11 de abril de…

1 dia ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Boi: Mato Grosso bate recorde no abate de bovinos e amplia participação no cenário nacional

Crescimento expressivo impulsiona setor e reforça protagonismo do estado na pecuária brasileira A pecuária registrou…

1 dia ago