Assista o Boletim CLIMATEMPO 23 de fevereiro 2023 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.
Nesta quinta-feira, a presença de um cavado meteorológico na região do Paraná trará chuvas fortes, principalmente para a faixa oeste do estado paranaense, Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. As chuvas serão mais persistentes e os acumulados mais relevantes. Os temporais, que virão no final da tarde, devem acontecer na faixa leste dos três estados, além da região oeste do estado paulista e boa parte do centro-oeste, acompanhados de trovoadas e fortes rajadas de vento.
Há um alerta para novos transtornos na região do Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que já recebeu bastante umidade nos últimos dias e deve chover forte na região. O alerta é para novos transtornos de enchentes, alagamentos, quedas de árvores e também deslizamentos de terra. Choverá forte também desde o litoral do Maranhão até o litoral da Paraíba, ainda por conta da zona de convergência intertropical que continua atuando sobre o Nordeste.
O tempo ficará firme na metade norte de Minas Gerais, boa parte do oeste da Bahia e sul do Piauí. No norte do país, o dia começa com sol e as nuvens vão se juntando. E no fim da tarde é que acontecem os temporais, que também podem vir acompanhados de descargas elétricas. Em relação às temperaturas, o dia começa com 23 graus em Manaus, Cuiabá e Salvador, e a temperatura máxima deve alcançar a casa dos 32 graus em Porto Alegre e 33 no Rio de Janeiro.
Nos próximos dias, uma mudança no padrão da circulação dos ventos vai causar transtornos para a Região Sul do país. A instabilidade começa a ganhar força já nesta quinta-feira (23), com a formação de uma baixa pressão entre a Argentina e o Uruguai, o que favorece a formação de nuvens carregadas.
As primeiras chuvas devem ocorrer no interior da Região Sul, no entanto, durante o dia, a precipitação vai se espalhar mais para o noroeste e oeste do Rio Grande do Sul. Na capital Porto Alegre, ainda haverá sol e calor pela manhã, mas a chuva deve se intensificar durante a noite.
Atenção para os temporais com granizo, raios e ventos fortes, que devem ocorrer em todo o Paraná, em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul. No litoral gaúcho, em Porto Alegre, Bagé, Uruguaiana e Pelotas, espera-se pancadas moderadas a forte, com raios e ventos de até 60 km/h.
Na sexta-feira (24), as condições para chuva forte continuam, especialmente em Pato Branco, Londrina, Foz do Iguaçu, Chapecó, em Santa Catarina, nas áreas de serra gaúchas, em Santa Rosa e Vacaria. Há potencial para temporais, que podem ser agravados pelo cavado em alto mar, que favorecerá os ventos na costa leste da Região.
É importante ficar em alerta durante todo o final de semana, pois a situação continuará instável. Embora haja bons períodos com sol, com sensação de abafamento em muitas cidades do interior gaúcho e catarinense, as pancadas de chuva intercalarão períodos de melhora na maior parte da Região Sul.
No domingo (26), a instabilidade será maior no sudoeste e noroeste do Paraná e no interior de Santa Catarina, com predomínio de céu mais nublado. Porém, no extremo oeste e no litoral sul do Rio Grande do Sul, o tempo deve permanecer firme.
Fique atento às condições climáticas e tome medidas de precaução para evitar transtornos causados pelas chuvas e temporais. Juntos, podemos enfrentar esses desafios climáticos.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.