CLIMATEMPO 22 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

<![CDATA[

Assista o Boletim CLIMATEMPO 22 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo nesta quinta-feira. Temporais e ventos fortes no Brasil, confira!

O inverno se despede com temporais em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nesta quinta-feira, 22 de setembro, a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul, que irá favorecer a ocorrência de fortes rajadas de vento, principalmente sobre o litoral, nas áreas de serra e no centro-sul do Rio Grande do Sul, variando entre 80 a 100 km/h.

Vale lembrar! O equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro.

Climatologicamente a primavera é uma estação de transição do inverno. Do Clima seco em grande parte do país, com episódios de frio, para o verão, período em que o ar quente e úmido predomina no país.

Há previsão de chuva forte no litoral do Rio Grande do Sul ao longo da quinta-feira e a chuva também se estende para os estados de Santa Catarina e Paraná, porém, com menor intensidade. Na sexta-feira (23), o risco permanece alto para a ocorrência de fortes rajadas de vento, variando entre 80 e 100 km/h, nas regiões mais próximas ao litoral.

Estas instabilidades também provocam chuva forte no Sudeste, com alto risco de temporais e rajadas de vento ultrapassando os 60 km/h, em São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais e no Rio De Janeiro. Na sexta-feira (23/09), há previsão de chuva intensa durante a madrugada e manhã no Rio de Janeiro. Ao longo do dia, a chuva se desloca em direção ao estado do Espírito Santo. As rajadas de vento irão variar entre 40 e 60 km/h, em especial, nas regiões mais próximas ao litoral.

Já no Centro-Oeste do Brasil, chuva mais intensa ainda se concentra em Mato Grosso do Sul e em Goiás, mantendo condições para temporais com raios e ventos fortes na Região ao longo da quinta-feira. Na sexta-feira (23), a chuva se espalha mais sobre Goiás e Mato Grosso, podendo acontecer a qualquer hora do dia.

Aos poucos a frente fria que atua na costa do Sudeste, avança em direção ao sul da Bahia e aumenta as condições para rajadas de vento no litoral, já na sexta-feira. As rajadas de vento irão variar entre 40 e 60 km/h ao longo do dia.

Impactos no setor de energia

Em termos de impacto, a ocorrência de altos acumulados de chuva e ventos intensos pode provocar diversos transtornos para as distribuidoras de energia elétrica, ocasionando no aumento do número de ocorrências e, consequentemente, da interrupção de energia para a população. No caso das transmissoras, as rajadas de ventos muito intensas podem ocasionar a queda de torres ou ainda o desligamento da linha em função do impacto nos próprios cabos.

CLIMATEMPO 22 de setembro 2022

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

16 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

20 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

24 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

1 dia ago