Assista o Boletim CLIMATEMPO 21 de julho 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta quarta-feira.
Uma frente fria atua na costa da Bahia e vai se afastando cada vez mais ao longo dos próximos dias, mas a infiltração de umidade causada pelos ventos marítimos mantém a condição de chuva em praticamente toda faixa a litorânea do estado. Esta chuva consegue avançar um pouco mais para dentro do estado da Bahia, mas de forma muito fraca a pontual.
Na faixa leste do estado a nebulosidade aumenta e pode chover de forma frequente ao longo desta quarta-feira (21). Os volumes podem alcançar até 40mm no litoral sul e as rajadas de vento podem chegar a 50km/h. A chuva também será mais volumosa entre Salvador e o Recôncavo. Não há risco de temporais, mas as precipitações ocorrem de moderada a forte intensidade.
Na quinta-feira (22), os acumulados são mais modestos e não ultrapassam os 20mm em algumas áreas do litoral. A chuva continua até o fim de semana na faixa leste da Bahia, mas, sem grandes acumulados. Devido à atuação da massa de ar seco, o interior do estado segue com predomínio de sol e sem chuva, a umidade relativa do ar fica baixa nas horas mais quentes do dia e é alto o risco para queimadas.
A mesma massa de ar polar que provocou geadas amplas no Sul, em São Paulo, Minas Gerias e diversos municípios com temperaturas negativas no Brasil também avançou sobre o Rio de Janeiro.
Nesta terça-feira (20), a cidade do Rio de Janeiro teve a menor temperatura mínima deste ano, até agora. Os cariocas começaram o dia com apenas 8,4°C na estação do INMET de Jacarepaguá, zona oeste. O frio foi tão intenso que superou o recorde anual de 8,7°C em 1 de julho.
O Estado de forma geral registrou temperaturas muito baixas, em Carmo fez 3,8°C e provavelmente houve geada nos municípios. Em Resende o dia começou com apenas 4,5°C.
Dentre os aeroporto do estado, fez 10°C no Aeroporto de Macaé e na Base Aérea de Santa Cruz. No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão, a mínima foi de 13°C com mesma sensação térmica, já que os ventos estavam calmos.
A partir da quinta-feira (22), as temperaturas voltam a subir de forma gradual no estado do Rio de Janeiro. As madrugadas ainda podem ser frias, mas a tendência é de tardes mais quentes até o fim desta semana. O final de semana será ensolarado e quente em todo o estado, mas sem chuva, a umidade relativa do ar diminui e pode entrar em estado de atenção no Média Paraíba e região serrana.
A semana começou bem gelada no centro-sul do Brasil, com geada ampla em várias áreas e temperaturas abaixo dos 3°C em áreas do Sul do Brasil. Mas, pico do frio dentro da massa de ar polar já passou e nos próximos dias as temperaturas voltam entrar em gradativa elevação no centro-sul do país.
Nesta quarta-feira (21), o amanhecer ainda vai ser frio em várias áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas, de forma gradativa a temperatura mínima começa a subir gradualmente e a partir da quinta-feira (22), as temperaturas e sensação térmica ficam um pouco mais agradáveis. De forma geral as noites ainda serão frias em áreas do centro-sul do Brasil, mas a sensação vai ser de um pouco mais de calor a tarde. A sexta-feira (23) e o sábado (24) serão marcados por sol, tempo firme e grande amplitude térmica no Sul e no Sudeste do país.
No domingo (25), uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, trazendo chuva para áreas do estado gaúcho. Na retaguarda desta frente fria, uma nova e possivelmente mais intensa massa de ar polar volta a prevalecer no centro-sul do Brasil. Há previsão mínimas em queda nos últimos dias de julho e começo de agosto.
Estas foram as informações do Boletim CLIMATEMPO 21 de julho 2021.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
A Link Comercial, empresa com 21 anos de atuação em comércio exterior, anunciou sua entrada…
Eclipses solares e seu efeito mais espetacular – a ocultação total do Sol pela Lua…
De acordo com a previsão do tempo, a região da campanha pode ser uma das…
No Brasil, 100% das embalagens de defensivos agrícolas são devolvidas após o uso, e 95%…
Apesar de um ciclo anterior com rendimento abaixo do esperado, a produção da safra 2023/24…
Com chuvas bem distribuídas e condições climáticas favoráveis, o desenvolvimento das lavouras garantiu uma revisão…
This website uses cookies.