Assista o Boletim CLIMATEMPO 21 a 27 de junho 2022 e veja a previsão do tempo no Brasil.
O inverno de 2022 no Hemisfério Sul tem início às 6h14 do dia 21 de junho, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.
O fenômeno La Niña continua atuando durante todo o inverno de 2022, com fraca a moderada intensidade.
O La Niña é caracterizado pela situação de temperatura abaixo do normal na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ao largo da costa do Peru e do Equador.
o oceano Atlântico, na costa norte e na costa leste do Nordeste do Brasil está mais quente do que o normal. Esta situação persiste durante todo o inverno e estimula a formação de Distúrbios Ondulatórios de Leste e de nuvens carregadas sobre o oceano, que eventualmente avançam para o continente
o contraste térmico da água do mar entre a costa sul/sudeste do Brasil e a costa do Uruguai e da Argentina está desfavorável para a permanência prolongada das frentes frias na costa da Região Sul ou do Sudeste.
Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.
A previsão da Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de julho e a segunda no final do mês.
Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na Região Sul e até em áreas do Sudeste.
A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para formação de geada em pequenas áreas da Região Sul do Brasil.
O destaque para setembro será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês.
A chance de ocorrência de neve no inverno de 2022 é considerada para o mês de julho, quando se espera a passagem de uma ou duas ondas de frio de forte intensidade.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
Áreas de maior atenção são Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, veja mais…
Entidade lançou cartilha, promoveu live com especialista e reforça a importância da regularização de títulos…
Cenário favorável intensifica ritmo de vendas no mercado spot, veja mais informações do mercado da…
Negociações seguem pontuais enquanto produtores priorizam campo, veja mais informações a seguir O mercado do…
Veja a seguir a previsão do tempo para este início de mês, de acordo com…
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
This website uses cookies.