<![CDATA[
Confira o Boletim CLIMATEMPO 1º de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do país.
O primeiro dia do mês de setembro promete ser marcado por rajadas de vento em grande parte do Brasil.
Aos poucos o frio vai perdendo cada vez mais intensidade no centro-sul do país, mas o dia ainda pode começar com formação de geada na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.
O sol volta a predominar e as temperaturas entram em rápida de elevação, por isso vai ser um dia de grande amplitude térmica no Sul e também no Sudeste do Brasil.
O alerta no decorrer desta quinta-feira ainda é de temporais, mas a maior parte da região Sul continua com o tempo firme. Não deve chover no Centro-Oeste, e nem em áreas do interior do Nordeste e nas capitais Palmas, Porto Velho e também Rio Branco. Mas aumenta a nebulosidade na maior parte da costa leste do Nordeste. Ainda tem previsão de chuva forte no litoral do Sergipe, de Alagoas e no leste e sul da Bahia.
Ainda pode ventar ao longo do dia na maior parte da região, com rajadas que podem chegar até 50 km por hora. Mas entre o interior da Paraíba, Pernambuco e também do Ceará, as rajadas são mais fortes e podem chegar até os 60 km por hora.
Tem previsão também de rajadas de vento na mesma intensidade no litoral norte do Rio de Janeiro e em todo o litoral do Rio Grande do Sul.
Já em Manaus, Porto Velho e também grande parte do norte do Brasil, a chuva se concentra no período da tarde e pode vir acompanhada por trovoadas. Mas o calor continua sendo destaque nesta quinta-feira e a máxima pode chegar aos 34º graus em Manaus, 27º graus na capital Porto Alegre, 38º graus em Cuiabá e 26º graus no Rio de Janeiro.
As temperaturas entraram em gradativa elevação no centro-sul do Brasil neste final de agosto, mas outra frente fria já é prevista para avançar pelo país nos primeiros dias de setembro. Com isso, a previsão é que volte a chover e esfriar no Sul, em parte do Centro-Oeste e parte do Sudeste. Os ventos também tendem a se intensificar neste período.
O novo sistema vai começar a avançar na sexta-feira pelo Sul do Brasil. A previsão já indica tempo fechado e com chuva em vários momentos do dia no estado gaúcho, em Santa Catarina e no no centro-sul, oeste e leste do Paraná. Curitiba já recebe pancadas de chuva à noite.
No sábado, 3 de setembro, ainda chove no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive, com altos volumes no litoral e capital dos dois estados. Já na região oeste e no estado gaúcho, o tempo volta a ficar firme, mas por influência da massa de ar frio de origem polar, as temperaturas entram em declínio e já pode gear na Campanha Gaúcha.
A chuva se espalha também sobre o sul de Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. O tempo fica fechado e chuvoso no Litoral Sul e Vale do Ribeira e a chuva se espalha a partir da tarde no oeste paulista e nas regiões de Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Grande SP. A chuva na capital deve chegar à noite.
No domingo, 4 de setembro, o ar seco e frio já predomina em grande parte do centro-sul do Brasil, por isso o tempo abre, faz sol, mas a sensação é de frio no Sul, em Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste. A chance de gear de madrugada é bastante elevada sobre amplas áreas do Rio Grande do Sul e no Planalto e Serra de Santa Catarina.
A chuva ainda persiste sobre o leste de São Paulo, incluindo capital e litoral, no Rio De Janeiro e até sul de Minas e Zona da Mata. Conforme a frente fria avança, o sistema leva chuva também para o litoral do Espírito Santo.
Em relação aos ventos, em geral, com a passagem do sistema, a expectativa é de rajadas em torno de 50 a 60km/h na maior parte das áreas, mas pode ventar pontualmente mais forte em parte do Rio de Janeiro, com valores de 70 a 80km/h. Esse vento intenso pode até trazer alguns impactos para o Rock in Rio.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.