Assista o Boletim CLIMATEMPO 1º de agosto 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste primeiro domingo do mês.
A falta da nebulosidade, e a presença do ar frio intenso sobre o estado do Rio de Janeiro, vão permitir a formação de geada na madrugada deste sábado em vários locais do médio Paraíba e também da região Serrana Fluminense.
A geada, que é o congelamento do orvalho que se forma sobre superfícies, por exemplo sobre o capô dos carros, sobre a vegetação, pode se formar em cidades como Penedo, Volta Redonda, Maromba e nas cidades da Região Serrana.
Nas outras áreas do estado do Rio de Janeiro, o fim de semana será ainda bastante frio, com temperatura amena durante a tarde, mesmo com a presença do sol.
Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura mínima nas áreas mais frias, deve ficar em torno dos 10 graus neste fim de semana.
Atenção: mar agitado e risco de ressaca com ondas de até 2,5 m neste sábado, 31 de julho
Durante o domingo, o sol vai aparecer com mais força sobre o estado do Rio de Janeiro fazendo com que as temperaturas durante a tarde subam mais do que no sábado.
A tendência de aquecimento do ar continua no decorrer da próxima semana, nos primeiros dias de agosto, mas ainda não será uma semana quente. As madrugadas e tardes serão menos frias. Existe uma grande massa de ar frio de origem polar sobre o oceano, que se espalha pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil, e que vai influenciar as áreas litorâneas por vários dias. Isto vai dificultar o aquecimento do ar sobre o estado do Rio de Janeiro e em outras áreas do Sul e Sudeste do Brasil na primeira semana de agosto.
O pior do frio para Região Sudeste do Brasil foi nesta sexta-feira, 30 de julho. A forte e grande massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil na última semana de julho de 2021 começa a se dirigir para o oceano. Porém, essa massa de ar frio é muito extensa e seu ar gelado ainda terá alguma influência na Região Sudeste do Brasil por vários dias.
O centro desta massa de ar frio, que é a região mais intensa do sistema, alcança o oceano neste sábado e nos próximos dias vai lentamente se afastando do Brasil. Mesmo assim, as noites e o amanhecer neste fim de semana ainda serão bastante frios na Região Sudeste do Brasil.
O frio ainda será intenso no Sul de Minas Gerais e algumas localidades ainda podem registrar temperaturas abaixo de zero, como Maria da fé e Monte Verde, e nas cidades próximas a Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
Por isso, há previsão de geada para esse sábado em todo Sul de Minas e na região de Campos do Jordão. Mas a Zona da Mata mineira, e toda a região do Vale do Paraíba em São Paulo e no sul do estado do Rio também poderão ter geada no amanhecer deste sábado. Também tem previsão de geada para o sul de São Paulo.
A geada é aquela camada de gelo que se forma sobre as superfícies como o capô dos carros ou sobre as plantas. É o congelamento do orvalho do amanhecer e isso acontece quando a temperatura perto do solo já está abaixo de zero grau.
No domingo, 1 de agosto, todo Sul de Minas e a região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, ainda poderão ter geada ao amanhecer.
Praticamente toda a Região Sudeste terá um fim de semana com bastante sol e pouca nebulosidade. Mas a presença do ar frio de origem polar vai dificultar a elevação da temperatura durante o dia. Algumas áreas como o oeste e o norte de Minas Gerais e o norte de São Paulo já terão tardes quentinhas neste fim de semana, mas a sensação de frio continua durante a noite e ao amanhecer.
Temperaturas negativas no Sudeste em 30/7/2021 (INMET)
As madrugadas deste fim de semana serão geladas na região da capital mineira. Belo Horizonte pode ter recorde de frio para este ano na madrugada do sábado e também do domingo. Podem ocorrer dois recordes sucessivos, com temperatura em torno de 9°C.
Segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Belo Horizonte este ano foi de 11,1°C, em 30 de julho, na estação de Santo Agostinho.
Atenção: para efeito de verificação de recordes de temperatura em Belo Horizonte, a Climatempo adota como critério os dados da estação meteorológica de Santo Agostinho, pela relevância climática, pois neste local se faz medições desde 1910. Assim, é possível ter um período de informações meteorológicas para comparações.
Na região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o tempo ainda fica bastante úmido neste sábado. A previsão é de muita nebulosidade e poucos momentos com sol.
Durante o domingo, a nebulosidade começa a diminuir permitindo maiores períodos com sol. As noites continuam frias e as tardes ficam mais agradáveis.
Bandas de nuvens que estão sobre o mar avançam sobre o Espírito Santo e ainda vão provocar chuva nas áreas litorâneas neste fim de semana. É uma chuva com fraca moderada intensidade, mas que ocorre várias vezes durante o dia intercalado com períodos de sol.
O litoral norte do estado do Rio De Janeiro e a região dos Lagos também estão sujeitos a alguma chuva neste fim de semana.
O mar continua bastante agitado nesta neste fim de semana em toda a costa da região Sudeste do Brasil. Há risco de ressaca!
Ondas de 2,0 a 2,5 poderão ser observadas especialmente no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e com até 2,0 m no litoral do Espírito Santo.
Como mostrado no Boletim CLIMATEMPO 1º de agosto 2021, durante o domingo agitação marítima diminui e as ondas vão baixando.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS – Informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.