<![CDATA[
Assista o Boletim CLIMATEMPO 1º a 7 de novembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões Brasil nesta semana.
A primeira semana do mês de novembro começou bem atípica em grande parte do Brasil, com temperaturas muito baixas para esta época do ano.
No Sul, Sudeste e também no Centro-Oeste, a chuva vai perdendo intensidade sobre estas regiões e acaba acontecendo de forma mais irregular e isolada, com os maiores acumulados pelo menos até o dia 7 de novembro ainda concentrado entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina.
Já em grande parte da região do Matopiba, a chuva volta a acontecer de forma um pouco mais significativa ao longo dos próximos dias, conforme a frente fria vai se afastando.
Na região Sul do país, destaque para baixos acumulados ao longo dessa semana. O ar frio de origem polar ganha força em todo estado e a terça-feira vai ser um dia bem frio, até com risco de geada em parte do Rio Grande do Sul, neve e precipitação invernal nas áreas de serra Catarinense. Os acumulados, pelo menos até o dia 7 de novembro, não passam nem de 10 milímetros em algumas regiões, mas no litoral do Paraná e de Santa Catarina, essa chuva ainda pode causar transtornos, até com acumulados pontuais passando dos 50 mm de chuva.
No Centro-Oeste chove forte em áreas do norte de Goiás e também de Mato Grosso, com acumulados chegando até 75 mm, mas de forma geral grande parte da região ainda com pouca chuva e com acumuladas que não passam nem de 10 mm em alguns municípios.
Já o interior de Mato Grosso do Sul segue sobre predomínio do ar seco ao longo dessa primeira semana do mês. Em grande parte da região Nordeste e também Norte do Brasil, a chuva volta a se intensificar, com acumulados muito elevados que podem trazer transtornos e paralisar as atividades em campo.
E continuando a análise do Climatempo, ao longo dos próximos dias a previsão é de mais de 100 milímetros de chuva no Tocantins, interior e sul do Maranhão, do Piauí e também da Bahia, a chuva ganha força novamente. No norte de Minas, estado do Espírito, Santo e até parte do Rio de Janeiro, serão acumulados pontuais que podem passar dos 75 mm de chuva, pelo menos até o começo da próxima semana.
Uma forte frente fria vai avançar pelo Brasil provocando chuva forte, granizo, frio intenso e queda brusca e acentuada da temperatura. Há risco de geada e de neve.
Seguindo a análise do Climatempo, podemos observar que neste domingo (30), uma forte frente fria chegou ao Brasil, intensificando as áreas de instabilidade sobre o Sul do país. O risco para temporais é grande nos estados desta Região e também no sul de Mato Grosso do Sul. A massa de ar frio polar da frente já avança sobre estas áreas neste dia, provocando declínio de temperatura.
Na segunda (31), com a evolução da frente fria sobre o país, a expectativa é de chuva forte e bastante volumosa na maioria das regiões do país. As temperaturas diminuem ainda mais na região Sul e o ar frio polar deve alcançar o Centro-Oeste, o Sudeste e parte da Região Norte – o estado de Rondônia já deverá sentir o efeito da friagem no decorrer do dia.
Na terça-feira (01), a frente estará influenciando o tempo nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, grande parte do Norte e algumas áreas do Nordeste brasileiro. O alerta para temporais é alto entre o Amazonas e a Região Sudeste. No Sul do país, há risco de geada no Rio Grande do Sul e de neve em algumas localidades de Santa Catarina.
O grande contraste de temperaturas provocado pelo avanço do ar muito frio sobre o Brasil, junto à presença das nuvens de tempestade, deverão provocar fortes rajadas de vento sobre o Brasil.
Toda a Região Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste, o estado do Acre, do Amazonas, em Rondônia e em áreas da Bahia, deverão registrar ventos fortes. Em geral, rajadas de vento entre 40 e 60km/h, mas algumas regiões poderão ultrapassar este valor.
Esta frente fria traz consigo uma intensa massa de ar frio, de origem polar. Ela será responsável por causar uma queda brusca e bastante acentuada de temperatura no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Em 24h pode acontecer uma queda nos valores de temperatura de 8°C a 10°C, em média.
Esta friagem começará a ser sentida nestas áreas, já a partir de domingo (30), se intensificando entre a segunda (31) e a terça-feira (01).
Entre a noite de segunda-feira (31) e a madrugada de terça-feira (01), não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitações de inverno como chuva congelada ou neve na serra catarinense.
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.