Chuva volumosa atinge áreas produtoras do ES e sul da BA. Assista o Boletim CLIMATEMPO 1º a 06 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana que antecede o feriado da independência.
Ao longo desta semana o destaque especial fica para a chuva mais expressiva esperada para o litoral do Espírito Santo, com acumulados que podem chegar a casa dos 70 mm. Tudo isso por conta da circulação marítima que sobra contra costa e também áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera.
Também tem previsão de chuva moderada a forte sobre todo o litoral da Bahia e acumulados que podem chegar aos 50 mm de chuva. Volta a chover sobre diversas áreas do Sertão Nordestino, desde o Ceará até todo estado do Maranhão.
Em grande parte do Brasil, a chuva perde um pouco de intensidade ao longo desses próximos dias e o tempo firme segue predominando em toda região central do país. Tem previsão de chuvas também em algumas áreas da região Sul do país especialmente no final da semana. Entre o Pará e sobre o estado do Amazonas não se descarta chances para temporais, principalmente durante a tarde.
Ainda no final desta semana uma área de baixa pressão atmosférica se forma sobre a costa do Rio Grande do Sul e Uruguai, dando origem a um ciclone extratropical. A partir da próxima segunda-feira (06), uma outra área de baixa pressão atmosférica vai se formar sobre o Paraguai, se alongando no estado gaúcho e provocando fortes temporais.
Entre a terça e quarta-feira (08), este sistema chega ao litoral do Rio Grande do Sul dando origem a uma frente fria. Esta nova frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando chuva forte no Rio Grande do Sul e sobre várias áreas do estado de Santa Catarina e do Paraná.
Na retaguarda deste sistema, uma nova massa de ar frio avança e derruba as temperaturas na Região. O pico do frio vai se concentrar entre a sexta-feira (10) e o sábado (11). Não se descarta a possibilidade de geada pontual em áreas das serras gaúcha e catarinense.
Esta deve ser a última onda de frio um pouco mais intensa deste inverno, mas, não se compara à onda de frio do mês de julho!
O estado do Espírito Santo tem registrado uma estiagem prolongada e pouca chuva, principalmente na metade norte do estado. Na região de Linhares, a situação é a mais crítica, entre 70 e 90 dias sem chuva significativa. Já na faixa sul, áreas mais próximas ao Rio De Janeiro e onde inclui a Capital, não chove de forma significativa entre 20 e 50 dias.
No entanto, este cenário muda: neste início de semana, atenção ao retorno da chuva volumosa no estado. A combinação de ventos nos níveis altos da atmosfera somados à entrada de umidade vinda do oceano favorecem chuvas fortes e volumosa na Grande Vitória e áreas mais próximas ao Rio de Janeiro.
Em toda metade sul do Espírito Santo, incluindo a capital, Vila Velha, região de Alegre, Cachoeira de Itapemirim, Anchieta e áreas próximas ao Parque Nacional do Caparaó há previsão de chuva forte nesta terça-feira (31).
Modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva entre 60 e 90 mm, mas localmente pode até passar dos 100 mm. Essa chuva pode vir em forma de temporais, trovoadas e ventos com magnitude de 55 km/h. A previsão é de céu encoberto, dia chuvoso e sem previsão de aberturas de sol; consequentemente, as temperaturas diminuem.
A chuva alcança áreas do norte do estado, que são as áreas mais castigadas pelo longo período de tempo seco. Nesta terça-feira (31), o sol aparece entre muitas nuvens e há risco para chuva a qualquer hora com forte intensidade com raios e rajadas de vento.
A chuva também alcança áreas do estado do Rio de Janeiro nesta terça. O céu fica encoberto e a chuva acontece de forma frequente podendo vir com até forte intensidade por todo o norte fluminense. O sol ainda aparece nas demais áreas do estado e há condições para pancadas de chuva a partir da tarde.
A combinação de ventos nos níveis médios da atmosfera somados à entrada de umidade vinda do oceano favorecem o aumento de nebulosidade no estado.
O primeiro dia do mês de setembro começa com muita chuva no estado e sobre a região da capital Vitória, com grandes volumes acumulados, raios e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.
Todo o estado fica em alerta para temporais e chuva volumosa frequente ao longo desta quarta-feira (01).
Atenção! A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.
Na quinta-feira (02), as instabilidades começam perder força. O céu fica cheio de nuvens, com chuva a qualquer hora ao longo do dia em todas as áreas do estado, mas, com fraca intensidade.
Na sexta-feira (03), a chuva se concentra em áreas do norte capixaba, o sol aparece, entre muitas nuvens na região de Linhares, Vila Valério e Boa Esperança e há risco de pancadas de chuva isolada a qualquer hora. O sol volta aparecer nas demais áreas do sul do estado e há condições para chuva fraca ao longo desta sexta-feira.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® – Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.