<![CDATA[
Assista o Boletim CLIMATEMPO 18 de agosto 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.
Nesta quinta-feira uma forte frente fria avança sobre grande parte do centro e sul do país. Vai ser um dia mais instável ainda com risco de temporais desde o estado de Mato Grosso do Sul até áreas do estado do Rio Grande do Sul.
Tem possibilidade de neve e de precipitação Invernal por causa da queda das temperaturas na maior parte da Região Serrana de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. O destaque já passa a ser o frio, mesmo com a presença do sol na região de Uruguaiana.
As instabilidades conseguem avançar para parte da região Sudeste e também volta a chover no oeste e sul de Minas Gerais. Mas a região da capital paulista ainda vai ter um dia ensolarado e com temperaturas em elevação. Tudo isso por causa das rajadas de vento que ainda persistem na maior parte do Brasil e que podem chegar até 70 km por hora.
Já em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, sul de Minas e também no Rio de Janeiro, o mar fica agitado desde o litoral do Rio Grande do Sul até o litoral Fluminense.
As áreas do interior do Brasil ainda continuam sem grandes mudanças, permanecendo com tempo firme e baixa umidade relativa do ar.
Na região Norte e Nordeste, acontece apenas chuva de forma isolada, mas com forte intensidade no sul de Rondônia, em Manaus e também na capital Rio Branco.
Em Natal e também na capital Salvador, a chuva acontece de forma mais passageira e a máxima não passa dos 15º graus em Porto Alegre, máxima de 34° em Cuiabá e também no Rio de Janeiro, e em Salvador a máxima pode chegar aos 28º graus.
A semana começou com temporais na Região Sul e a chuva ainda segue concentrada no estado de Santa Catarina e do Paraná nesta terça-feira. A umidade persiste pelo menos até a quinta-feira (18) na Região, mas com as instabilidades perdendo força, o ar frio de origem polar volta a atuar. A semana vai terminar com frio intenso, geada e até neve no Sul.
A passagem de uma frente fria e a circulação de ventos reforçam as instabilidades no Sul do Brasil nesta terça-feira, portanto o risco de temporais ainda persiste em Santa Catarina e no Paraná. Enquanto no Rio Grande do Sul, a chuva já perde força.
Na quarta-feira (17), a chuva forte persiste em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais. O sol consegue aparecer mais ao longo do dia no estado gaúcho, mas a nebulosidade aumenta e já volta chover a partir da tarde em todas as áreas, com a aproximação de uma nova frente fria.
Alerta: temporais, ventania e frio intenso nos próximos dias
Como vimos no Boletim CLIMATEMPO, a frente fria já se afasta na quinta-feira, mas com a umidade que ainda persiste na Região, e a entrada dos ventos frios de uma intensa massa de ar polar, a tendência é de uma queda bem acentuada de temperatura, que pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chance existe entre a noite de quinta e a madrugada da sexta-feira (19).
A chuva continua concentrada no leste e litoral do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Será um dia de céu mais encoberto e com chuva em vários momentos nestas regiões. Por outro lado, no oeste gaúcho já não chove no decorrer do dia.
A chuva perde intensidade na sexta-feira (19), mas o frio persiste. Na retaguarda da frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. O risco de geada aumenta em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas. Até Porto Alegre pode registrar geada no começo do dia. O fenômeno pode ser registrado também no sábado (20), de forma ampla, nos três estados, com exceção apenas para as áreas litorâneas e as capitais.
E para fechar a análise do Boletim CLIMATEMPO de hoje, os ventos aumentam na região, devido à passagem da frente fria pelo oceano e a intensificação da circulação dos ventos. O interior do Paraná e de Santa Catarina, áreas do norte, centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, podem ter rajadas de 40 a 60 km/h na terça-feira. A partir de quinta, as rajadas aumentam e podem chegar até 90 km/h na região do Vale do Itajaí, no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (19), os ventos perdem intensidade, mas ainda podem ocorrer rajadas moderadas de 40 a 60 km/h na Região.
O mar também fica agitado no litoral da Região Sul, as ondas ficam entre 3,0 e 3,5m no litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina, entre 2,5 e 3,0 nas demais áreas do litoral gaúcho, e entre 2,0 e 2,5m no litoral do Paraná.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.