CLIMATEMPO 15 de maio 2021, veja a previsão do tempo em todas as regiões do BR

Assista o Boletim CLIMATEMPO 15 de maio 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste sábado.

Chuva diminui no litoral de PE e da PB e aumenta entre RN e MA

A chuva não deu trégua ao litoral de Pernambuco e da Paraíba nos últimos dois dias. Em alguns locais choveu mais de 300 mm apenas 48 horas. O grande volume de chuva causou o transbordamento de rios, grandes alagamentos, enchentes, desmoronamentos e mortes na região de Recife. João Pessoa também teve enchente, queda de árvores e deslizamentos, mas com menor gravidade do que em Recife

Áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical avançaram do mar para a costa do Nordeste e nuvens bastante carregadas se espalharam entre o litoral do Maranhão e de Pernambuco. A situação é de alerta para chuva forte e volumosa em vários locais da faixa litorânea neste fim de semana

Chuva diminui no litoral da Paraíba e de Pernambuco

Nas últimas 48 horas choveu de 200 mm a mais de 300 mm no leste de Pernambuco e da Paraíba, inclusive nas capitais João Pessoa e Recife. Segundo dados do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – entre 1 de maio e 9 horas de dia 14, João Pessoa recebeu 401,1 mm de chuva, sendo que a média normal para um mês de maio é de 284 mm.

Mais de 300 mm em 48 horas no litoral de PE e da PB

Confira os maiores acumulados de chuva em 48 horas no leste da Paraíba e de Pernambuco, entre aproximadamente 16h30 de 12/05/2021 e 16h30 de 14/5/2021, segundo dados do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

  • Paulista/Maria Farinha (PE): 324,4 mm
  • Cabedelo/praia do Jacaré (PB): 320,2 mm
  • João Pessoa/Manaíra (PB): 297,2 mm (média para maio: 284 mm)
  • Jaboatão dos Guararapes/Curado 2 (PE): 268,4 mm
  • Recife/Porto (PE): 265,2 mm (média para maio: 312 mm)

A chuva diminuiu de intensidade durante a tarde desta sexta, mas prossegue à noite, ainda podendo cair eventualmente com moderada intensidade, em Recife e no litoral de Pernambuco. João Pessoa e o litoral da Paraíba e o litoral do Rio Grande do Norte ainda podem ter chuva moderada a forte na noite desta sexta-feira. O alerta especial é para desmoronamentos, enchentes e mais alagamentos. O solo está encharcado.

Chuva aumenta na costa norte do Nordeste

Áreas de instabilidade continuam bastante ativas também na costa norte do Nordeste. Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer nesta sexta-feira. Porém, o alerta para chuva forte e volumosa é ainda maior para o fim de semana. Toda a faixa litorânea, o Rio Grande do Norte e o Maranhão podem sofrer transtornos por causa da chuva. As capitais Fortaleza, Teresina e São Luiz, além de outras cidades litorâneas, ficam sujeitas à chuva moderada a forte, a alagamentos e deslizamentos.

Para a faixa litorânea entre o sul da Bahia e Salvador, a previsão é de um fim de semana com muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora, mas com moderada intensidade. Não há expectativa de chuva intensa e volumosa como já foi observada nas demais áreas litorâneas do Nordeste nos últimos dias.

Assista o Boletim CLIMATEMPO da Região Nordeste

Assista o Boletim CLIMATEMPO da Região Centro-oeste

Assista o Boletim CLIMATEMPO da Região Sul

Assista o Boletim CLIMATEMPO da Região Sudeste

Assista o Boletim CLIMATEMPO da Região Norte

Qual o impacto da neutralidade climática e La Niña para as safras brasileiras?

Com nova atualização da NOAA sobre as condições do Oceano Pacífico Equatorial, o fenômeno La Niña presente desde o ano passado finalmente terminou e agora estamos sob uma neutralidade climática. Isso significa que as águas do Oceano Pacífico Equatorial não sofrem desvios nem positivos nem negativos de temperatura.

O restante do outono e durante o nosso inverno, ficaremos sob neutralidade climática, mas para o final do ano, novamente, na nossa primavera, há chances de novo resfriamento, ou seja, a La Niña volta a dar as caras na primavera e verão 21/22.

Mas quais as consequências desses fenômenos nas safras brasileiras?

Durante o outono e inverno, as principais commodities nacionais entram em período de vazio sanitário. Já uma das principais culturas de inverno, o trigo, deve ser beneficiado.

Trigo

Com neutralidade prevista para os meses de inverno, ou seja, agora sem La Niña, as frente frias ficam mais frequentes e atingem a Região Sul de forma mais continental, com isso, a chuva retorna gradativamente para a região Sul, benéfica para o início da cultura do trigo.

Milho

As chuvas previstas para o final de maio e durante o inverno pouco ajudarão a estancar as perdas na segunda safra de milho, instalada de forma tardia neste ano.

Cana de açúcar

A região do norte paulista foi castigada por um verão com altos desvios negativos de chuva, com seca histórica. A chuva acima da média durante o inverno e começo da primavera beneficia os produtores, aliás, a expectativa de chuva está acima da média em outubro, mas a situação volta a ser de redução da chuva a partir de novembro, quando há indicadores de retorno da La Niña.

Algodão

Pouca chuva na Bahia e em Mato Grosso durante o inverno, valores dentro da Climatologia beneficiam a produção.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

14 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

17 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

18 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

19 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

22 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

22 horas ago