Chuva só se consolida no Centro-Oeste em outubro. Assista o Boletim CLIMATEMPO 14 a 20 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.
O estado de São Paulo segue a terça-feira (14), em situação pré-frontal, que é quando antecede a chegada de uma frente fria. O ar seco segue atuando e o destaque será o calor e a baixa umidade do ar ao longo do dia.
O sol predomina forte sobre a Grande SP e as temperaturas sobem no decorrer do dia. A capital paulista poderá bater o recorde de calor na tarde desta terça-feira, 14 de setembro de 2021, se for confirmada a previsão de 35°C de temperatura máxima.
O recorde atual de calor para o ano de 2021 é de 34,1°C, em 30 de janeiro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% em praticamente toda região central do estado, inclusive na capital. Nas áreas mais ao norte, os valores ficam abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.
Uma nova frente fria avança em direção ao Sudeste do país ao longo desta terça-feira (14) aumentando as instabilidades em parte do oeste e sul do estado de São Paulo. As pancadas ocorrem de forma isolada e podem vir em forma de temporais nestas regiões a partir da tarde. Na capital e demais áreas o predomínio é de tempo firme. A chuva retorna nos próximos dias e a semana que começou quente e seca termina mais úmida no estado.
Com o avanço de uma frente fria ao longo desta semana, as condições de chuva aumentam em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. No entanto, é válido ressaltar que a chuva ainda não será capaz de reverter o quadro de seca que muitas áreas destas regiões enfrentam, pois a chuva ainda não será generalizada e volumosa.
Como informa o Boletim CLIMATEMPO, a frente fria começa a avançar ao longo da terça-feira, 14 de setembro. Este sistema já vai provocar chuva em áreas do centro-sul e oeste de São Paulo e no estado de Mato Grosso do Sul. Em São Paulo ainda é uma chuva mais isolada, mas em Mato Grosso do Sul, no sul do estado, já pode chover forte, com raios, trovoadas e rajadas de vento. Mato Grosso também fica instável e chove até com forte intensidade em áreas do noroeste do estado.
O sistema continua avançando ao longo da quarta-feira e a chuva se espalha mais sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e já chove também em áreas do sul de Minas e no centro-sul do Rio De Janeiro.
A semana vai terminar úmida entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul de Minas, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Não dá para descartar alguns temporais nestas áreas ao longo da semana, mas não há expectativa para volumes muito elevados.
Já nas áreas do centro-norte de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Goiás e no Distrito Federal, não há expectativa de mudanças significativas nos próximos dias. O ar mais seco ainda persiste. Até chove em áreas próximas da capital mineira, mas não deve chover na capital ao longo da semana e as temperaturas vão continuar acima dos 30°C.
A última frente fria que passou pelo Sul do Brasil nesta semana deixou um rastro de transtornos. Foram registradas ventanias acima dos 90km/h em cidades do Rio Grande do Sul, houve granizo e muitas trovoadas em Santa Catarina e até mesmo no Paraná.
Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical avança nesta terça-feira (14) e acende novamente o alerta para temporais no Sul do país.
O tempo segue bastante carregado no estado do Rio Grande do Sul. Há risco de tempo severo, chuva volumosa, vendaval e eventual queda de granizo, principalmente na região norte e noroeste do estado. Entre a região da Campanha Gaúcha, sul e oeste do estado há condições para chuva moderada a forte ao longo do dia.
Atenção! Os volumes extremamente elevados podem provocar transbordamento dos rios e deslizamento de encostas.
Nesta terça-feira o tempo também fica instável sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná. Há risco para temporais por todo o centro e oeste de Santa Catarina e oeste, e sudoeste paranaense. A chuva será bem significativa com altos acumulados e mais uma vez há potencial para queda de granizo.
São previstas rajadas de vento por todo o interior do Paraná e de Santa Catarina e norte do estado do Rio Grande do Sul. As rajadas podem vir com forte intensidade em torno dos 50 a 70 km/h ao longo desta terça-feira (14).
A tempestade tropical Nicholas está se fortalecendo à medida que se aproxima da costa do Texas. De acordo com a previsão da Stormgeo, Nicholas provavelmente atingirá a terra às 18h(horário local), hoje à noite, com potencial para se tornar um furacão categoria 1.
A principal ameaça de Nicholas é em relação à chuva forte. A maior ameaça de inundações (entre 10-14 polegadas) está no sudeste do Texas e no sudoeste da Louisiana.
Depois de passar a noroeste da área de Houston na terça-feira à tarde, prevê-se que Nicholas reduza consideravelmente sua velocidade de avanço ao longo do leste do Texas até o oeste da Louisiana na quarta e quinta-feira.
Não são esperados ventos significativos associados ao centro na quarta e quinta-feira, mas há expectativa de chuvas fortes a leste do centro. Com isso, aumenta o risco de chuvas pesadas no sudoeste da Louisiana.
O risco de chuva forte é maior do que as condições para ventos fortes. Há uma grande chance de que os condados costeiros desde o leste da Baía de Matagorda, até o Condado de Chambers, possam ver grandes volumes principalmente no final desta tarde até terça-feira.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® – Informação para quem produz
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…
Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…
Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…
Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…
This website uses cookies.