Confira o Boletim CLIMATEMPO 14 a 20 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo para todas as regiões produtoras do Brasil nos próximos 7 dias.
A última semana foi marcada por grandes acumulados de chuva no interior do Nordeste do Brasil, mas principalmente no sul da Bahia. em Itamaraju foram registradas mais de 500mm de chuva, o que corresponde a pelo menos três vezes e meia a média histórica da região.
Já a previsão para os próximos 7 dias é de continuidade das chuvas, mas o acumulado deve diminuir de maneira bastante significativa. Um dos motivos é que a chuva ganha força entre a região Sudeste e Centro-Oeste do país por causa da formação de áreas de instabilidade, principalmente de sistemas de baixa pressão.
Conforme análise do CLIMATEMPO, as imagens de satélite desta segunda-feira já mostram um céu carregado no interior do Sudeste e nos próximos dias ao longo da semana a expectativa é de até mais de 100 mm de chuva entre o norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, algumas áreas de Goiás, também norte de Mato Grosso do Sul e em muitos pontos do estado de Mato Grosso.
Para a região Sudeste, especialmente o noroeste paulista, a previsão é de receber acumulados que deverão ultrapassar os 70 a 80mm de chuva e em alguns pontos vai ultrapassar os 100mm. De qualquer forma, tem previsão para bons volumes de chuva em grande parte do estado de São Paulo, principalmente centro e norte do estado e trata-se de uma chuva muito bem vinda para as áreas produtoras de soja que já estavam sentindo os efeitos da estiagem dos últimos dias.
Na medição recente desta segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2021, o sistema Cantareira registrou um nível de 24,5%, sendo o menor volume no sistema deste ano de 2021 e desde o dia 01 de março de 2016, quando o seu nível era de 24,0%.
Agora, analisando apenas o mês de dezembro, o valor de 24,5% desta segunda (13) foi também o menor nível dos últimos 6 anos para um mês de dezembro, desde 2015. O menor nível de dezembro naquele ano era de -9,7% em 01 de dezembro de 2015.
Ressalta-se que o maior nível de dezembro de 2021 no Cantareira foi de 26%, observado no dia 01/12/2021. Sendo o menor volume máximo em % para dezembro em 6 anos também, desde 2015.
A maior máxima do volume em dezembro de 2021 foi de apenas 0,3% no dia 31/12/2015.
Nos próximos dias as chuvas são persistentes e ganham mais força entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. Há riscos para temporais e volumes de chuva elevados entre segunda-feira (13) e o início do sábado (18), com potencial para deslizamentos de terra e alagamentos, além de transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores.
Ressalta-se que os acumulados de chuva devem passar facilmente dos 100mm sobre esses três estados. Atenção também para as condições de raios, rajadas de vento e queda de granizo durante esse período. Sobre o Sistema Cantareira, a expectativa é de chuva entre 50 e 200mm nesta semana.
O motivo dessas instabilidades desta semana se deve a um corredor de umidade mais persistente, que vem da Amazônia, e está relacionado com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mais o avanço de uma área de baixa pressão atmosférica para o estado de SP.
No Sul país também recebe chuva, mas somente até a quarta-feira e o acumulado chega no máximo aos 30mm em alguns pontos do centro e leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e as áreas mais ao Norte do Paraná. Seria uma chuva muito boa se a situação fosse outra, o problema é que a umidade do solo está muito baixa nos três estados do sul do país.
A umidade até aumenta um pouco no decorrer dos próximos dias na região Sul, só que a partir da quarta-feira para de chover e a temperatura vai subir muito rápido, então a tendência é de secar novamente o solo em grande parte do sul do Brasil. Principalmente no Rio Grande do Sul até o final do mês de dezembro dificilmente volta a chiver.
E para finalizarmos esta análise da semana, entre o Sudeste e Centro-Oeste, especialmente São Paulo, Triângulo Mineiro e o centro-leste de Mato Grosso do Sul, além de sul de Goiás, a tendência é de aumento significativo a umidade solo pelo menos até bem próximo a semana do Natal.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.