Assista o Boletim CLIMATEMPO 13 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo nas regiões produtora do Brasil.
O final de semana começa com o retorno do tempo mais firme a área do estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Também não há previsão de chuva sobre grande parte da região sul do Brasil por conta da atuação de uma nova massa de ar mais seco.
A ZCAS se desconfigura, mas áreas de instabilidade ainda mantém o céu bastante carregado e com previsão de chuva qualquer o momento desde o estado do Espírito Santo, Minas Gerais até o estado do Acre.
Atenção para acumulados de chuva mais elevado, sobretudo no Estado de Goiás e também Rio Branco com acumulados que podem ultrapassar a casa dos 30mm de chuva.
Em relação as temperaturas, a máxima prevista no Rio de Janeiro é de 23º, já em Cuiabá é de 33º. Os termômetros sobem para 27º em Porto Alegre.
O fim de semana e o feriado da próxima segunda-feira, 15 de novembro, que celebra a Proclamação da República, serão marcados por tempo instável e até mesmo alguns temporais entre áreas do centro-oeste, nordeste e norte do Brasil. Enquanto isso, o predomínio será de tempo mais firme entre áreas do sul e sudeste do país.
No sábado, uma massa de ar mais seco mantém o tempo firme em grande parte da região Sul do país. Entre áreas do litoral norte de SC e litoral do PR, o dia terá variação de nebulosidade, e há possibilidade de garoa no litoral paranaense, por causa dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. No domingo, a formação de um cavado, vai voltar a causar chuva em toda a fronteira oeste da região, desde áreas da campanha, até a região de Foz do Iguaçu e noroeste do PR.
Na segunda-feira, as áreas de instabilidade se afastam, e o tempo volta a ficar firme entre o RS e SC. Somente na fronteira e divisa oeste do PR que ainda podem ocorrer pancadas de chuva, que vão ocorrer de maneira irregular, por causa da combinação entre calor e umidade. As temperaturas vão continuar muito elevadas na região, com exceção da faixa leste do PR, o que incluí a capital Curitiba, por causa da entrada de ventos frios que vem do oceano.
No fim de semana as áreas de tempo firme ganham mais espaço sobre o sudeste do Brasil. No sábado, a chance de chuva diminui entre SP, RJ e sul de MG, por causa de uma massa de ar mais seco que ganha cada vez mais força. Há apenas previsão para garoa entre o litoral paulista e áreas do RJ. Nas demais áreas de MG e ES, o tempo vai ficar encoberto e com condição de chuva, que pode ocorrer a qualquer hora do dia, entre os dois estados. No domingo, as pancadas perdem força, mas continua chovendo entre áreas de MG e ES.
No feriado, a temperatura vai subir gradualmente em grande parte da região, principalmente em São Paulo e no Rio De Janeiro. O tempo volta a ficar firme entre áreas centrais, sul e leste de MG, isso inclui Belo Horizonte e a zona da mata mineira, e há condição apenas para variação de nebulosidade sobre o ES. Algumas pancadas de chuva retornam ao oeste de SP, por causa da formação de uma nova área de baixa pressão.
Todas as áreas do centro-oeste terão chuva até a próxima semana. No sábado, o tempo fica firme apenas nas áreas centrais e no sul de MS, nas outras regiões, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas até a próxima segunda-feira. O predomínio será de tempo mais encoberto, mas vão ocorrer aberturas de sol em algumas áreas da região ao longo dos dias.
Na segunda-feira, a chuva vai ser mais expressiva e ocorrer de maneira persistente, entre o sudeste de MT, sudoeste de GO e em grande parte de MS, com risco para temporais isolados. As precipitações vão ocorrer por causa da combinação entre calor e umidade, e uma área de baixa pressão que vai se forma na altura do Paraguai.
No sábado, o nordeste terá tempo instável em grande parte do centro e sul da BA, oeste e sul do PI e MA. O tempo fica firme desde áreas do norte baiano até o RN. Nas demais áreas, se chover, será algo fraco e pontual. No domingo, poucas coisas vão mudar. A chuva mais persistente vai ocorrer em áreas do litoral da BA, e as pancadas vão se espalhar mais pelo estado do Piauí.
Na segunda-feira, pancadas rápidas e pontuais entre o litoral do Sergipe, até o litoral do Ceará. Nas outras áreas, estão previstas pancadas de chuva que ocorrem de maneira irregular, mas que podem ser pontualmente fortes.
Ao longo de todo o fim de semana, e também na próxima segunda-feira, o tempo vai ficar instável em praticamente toda a região Norte do país, com exceção apenas do extremo norte do PA e centro-sul do AP. Nas demais áreas, a combinação entre calor e umidade e outras áreas de instabilidade, vão continuar favorecendo a formação de nuvens carregadas.
A chuva vai ocorrer de maneira irregular e, na maioria das vezes, vai se concentrar entre os períodos da tarde e da noite. Porém, não se descarta a chance para temporais sobre o Norte do país, que podem ocorrer de maneira pontual.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz
De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…
Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…
Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…
Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…
A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…
Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…
This website uses cookies.