Assista o Boletim CLIMATEMPO 13 a 19 de dezembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.
Uma frente fria avança do Sul para o Sudeste do Brasil no decorrer dos próximos dias. E na quinta-feira chega no Espírito Santo, formando um corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS com elevados volumes acumulados, principalmente nas áreas entre o Sudeste até o interior de Mato Grosso, na verdade desde o Espírito Santo até o interior de Mato Grosso.
É uma região que mal se recuperou dos temporais, que aconteceram entre o final de novembro e o início do mês de dezembro, mas tem previsão de mais chuva volumosa com risco de alagamentos deslizamentos, erosão e problemas também nas estradas.
Enquanto isso, na metade sul do Brasil, a chuva é mais em regular e acontece conforme a frente fria avança. E com potencial de temporais, mas de forma passageira, não é uma chuva intermitente e frequente.
Já no Sudeste do Brasil, o destaque principalmente na área do norte de Minas e do norte do Espírito Santo, é chuva com mais de 100 mm acumulados em 5 dias. Em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o risco é maior para temporais, mas a quantidade de água não é tão significativa quanto as áreas mais ao norte da região.
Como podemos ver nessa análise do Climatempo, no geral, a tendência é de reposição dos índices de água no solo em todas as áreas da região, com exceção de Mato Grosso do Sul, onde a tendência é de redução da quantidade de água no solo. Isso porque a chuva ganha intensidade agora nos próximos dias com uma frente fria que passa por ali.
Agora a expectativa ainda é de chuva concentrada entre o Sudeste, áreas do Centro-Oeste, pegando também o Matopiba, de 17 a 21 do mês de dezembro. Os acumulados são bastantes significativos nessas áreas, mas ainda teremos chuva típica de verão com grandes volumes acumulados.
São pancadas bastante irregulares, os volumes mal passam de 10mm em 5 dias, portanto a região que está seca deve continuar com baixos índices de água no solo, especialmente no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e em parte do Paraná.
Assista abaixo a análise completa. Aperte o Play!
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.