Assista o Boletim CLIMATEMPO 12 a 18 de abril 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.
A presença de um sistema frontal que é constituído por uma frente fria e uma área de baixa pressão, provoca bastante chuva nos três estados do sul do Brasil neste início de semana. Será uma chuva volumosa e muito bem-vinda principalmente para as áreas produtoras de milho segunda safra do Paraná.
Enquanto isso, os produtores de soja tardia do Rio Grande do Sul ainda aguardam o tempo mais firme para finalizar a colheita dessa soja. Pelo menos até o meio da semana ainda tem muita água para cair desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, mas os maiores volumes se concentram entre o norte de Santa Catarina e em metade sul do Paraná. Em algumas localidades do acumulado poderá alcançar o 150mm de chuva.
Já na região Sudeste do Brasil, a chuva vai aumentar no final desta semana. A frente fria vai avançar e quando passar pela costa de São Paulo, só vai provocar chuva mais forte ao longo da faixa Leste. Agora no interior, região do Triângulo Mineiro e centro e sul de Minas, a chuva vai ser fraca e localizada. Porém quando essa frente fria alcançar áreas próximas ao sul da Bahia, aí sim, ela ganha força de novo e provoca bons acumulados de chuva nas áreas mais ao norte de Minas Gerais.
Também vai chover com um pouco mais de intensidade no oeste da Bahia. Sem dúvida alguma a umidade do solo deve aumentar justamente nestas regiões.
Assista o Boletim CLIMATEMPO 12 a 18 de abril 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana. Aperte o Play!
Vem vindo aí uma nova onda de ar frio que vai influenciar a Região Sul e também parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Até mesmo uma nova friagem na Região Norte também não pode ser descartada.
O frio não será muito intenso ainda. A queda da temperatura deve ser semelhante à que ocorreu na virada de março para abril. Mas desta vez, o frio será mais seco. Geada e alguma temperatura negativa poderá ser considerada apenas nas serras gaúcha e catarinense. É possível que ocorram temperaturas na marca dos 10°C em Mato Grosso do Sul e até em algumas áreas de São Paulo e do Sul de Minas.
Confira agora alguns detalhes sobre esta nova massa de ar frio que chega ao Brasil na véspera do feriado prolongado da Páscoa.
De uma forma geral a semana será marcada por temperaturas mais amenas no Sul do Brasil, devido à entrada constante de umidade e o tempo mais encoberto. Na terça-feira (12), a passagem de uma nova frente fria vai provocar muita chuva nos três estados da Região e a entrada do ar frio de origem polar, mantêm as temperaturas mais baixas.
Uma nova frente fria chega ao litoral gaúcho já na noite de segunda-feira (11), mas ela avança pela costa da Região Sul apenas na terça-feira (12). As instabilidades aumentam sobre Santa Catarina e no Paraná e tem previsão de muita chuva sobre os dois estados. O risco de temporais se eleva principalmente no interior destas regiões.
Uma avaliação observada neste Boletim CLIMATEMPO é que o estado do Rio Grande do Sul também terá um dia instável, com muita nebulosidade e chuva forte em vários momentos, com o maior potencial para temporais no norte e noroeste do estado.
Na quarta-feira (13) a frente fria se afasta em direção ao Sudeste do Brasil e as instabilidades começam a perder força, principalmente no estado gaúcho. Apesar da nebulosidade o tempo volta ficar firme no oeste do Rio Grande do Sul e na região de Uruguaiana. O centro-sul do estado terá um dia de sol apenas com chuva passageira. A capital Porto Alegre ainda fica em atenção para chuva com moderada a forte intensidade e trovoadas, mas de forma isolada.
O sol também aparece mais no centro-sul catarinense e a chuva se concentra entre a tarde e a noite, mas sem previsão de grandes acumulados. A nebulosidade ainda segue alta sobre o litoral, região central e norte do Paraná e tem previsão para pancadas de chuva em vários momentos, inclusive em Curitiba. A chuva forte vai se concentrar nas regiões mais próximas ao estado de São Paulo.
A frente fria que vem trazendo esta nova massa de ar frio de origem polar começa a influenciar a Região Sul do Brasil no dia 14 de abril. Antes disso, a Região Sul terá muita chuva, mas a temperatura não tem uma queda muito acentuada.
É durante o dia 15 de abril, na sexta-feira, que o ar frio começa a se espalhar de vez pelo Brasil.
Esta nova massa de ar frio de origem polar vai começar entrar na Argentina no dia 12 de abril. Mas é no dia 14 que o centro do ar frio (região mais fria do sistema) vai alcançar a região centro-leste da Argentina, com cerca de 1025 hPa.
O centro do ar frio avança para o oceano no dia 15 de abril, sexta-feira, passando sobre a região entre o litoral da província de Buenos Aires e do Uruguai
No fim de semana, 16 e 17 de abril, esta massa de ar frio de origem polar ganha um pouco de força sobre o oceano, na altura da costa do Uruguai. Depois, esta massa de ar polar vai se deslocando sobre o oceano, mas ainda jogando vento frio para as áreas do Sul e Sudeste do Brasil.
No dia 14 de abril, quinta-feira, o ar frio de origem polar se espalha rapidamente sobre o Sul do Brasil e já será sentido também em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas e até no Rio De Janeiro. Quase toda a Região Sul já terá um dia frio, mas com sol. Mas nestas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar frio se mistura com a chuva e a sensação de desconforto poderá incomodar muita gente. O Sul terá o frio com sol, mas as outras áreas terão o frio úmido.
Temperaturas próximas de 0°C poderão ocorrer em áreas da serras gaúcha e catarinense.
O Climatempo destaca que no feriado da sexta-feira, 15 de abril, o frio aumenta em toda a Região Sul do Brasil e também vai esfriar mais em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro- sul de Minas Gerais. A temperatura cai também no Espírito Santo e o calor diminui nas outras regiões mineiras, no oeste e sul de Mato Grosso e até em Rondônia e no Acre.
No sábado, 16 de abril, o ar frio continua sentido em todo o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e na Região Sudeste. O dia amanhece mais fresco no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre e em Rondônia, mas não será o frio intenso que fez no início de abril.
Na madrugada dos dias 15 e 16 de abril, a temperatura poderá ficar em torno dos 10°C em áreas do sul de São Paulo e também em vários locais do estado de Mato Grosso do Sul.
No dia 17 de abril, domingo, o ar frio de origem polar ainda será sentido na madrugada e pela manhã no Sul e no Sudeste do Brasil, mas a tendência já é de maior aquecimento ao longo do dia.
Em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, em Rondônia e no Acre, o dia já será de calor, com temperaturas acima dos 30°C durante a tarde.
Durante a segunda-feira, dia 18 de abril, um pouco do ar frio ainda será sentido em áreas do Sul e do Sudeste do país, mas menos acentuado do que no fim de semana. A tendência é de elevação de temperatura.
O maior impacto desta nova massa de ar frio de origem polar será sobre a Região Sul do Brasil, que estará mais próxima do centro do ar frio. Mas ainda não será um frio muito intenso. A expectativa é de que as temperaturas fiquem próximas do que foi observado com a passagem da massa de ar frio na virada de março para abril.
Há uma pequena chance de temperatura ligeiramente abaixo de zero, mas apenas na madrugada e amanhecer da sexta-feira, 15 de abril, nas áreas mais elevadas da Serra catarinense
De forma geral, as temperaturas mais baixas durante a passagem desta massa de ar frio sobre o Brasil devem ficar entre 1°C e 5°C. Essas temperaturas poderão ser observadas na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e também em algumas áreas mais elevadas ao sul do Paraná.
A chance de ocorrência de geada durante a passagem desta nova massa de ar frio é considerada apenas para o Sul do Brasil. Por enquanto, o frio não será forte para que o fenômeno ocorra em estados como São Paulo ou Mato Grosso do Sul.
A maior chance para ocorrência de alguma geada será na sexta-feira, 15 de abril, em áreas da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e também nas serras gaúcha e catarinense.
Uma pequena possibilidade de geada também pode ser considerada para o extremo sul do Paraná.
Para finalizar, um ponto interessante que observamos no Boletim CLIMATEMPO é que outra frente fria associada a um forte ciclone extratropical deve avançar pelo Brasil na última semana de abril de 2022. Essa frente fria poderá provocar um novo resfriamento acentuado especialmente no Sul do Brasil.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.