Assista o Boletim CLIMATEMPO 10 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.
No decorrer desta sexta-feira, os ventos que sopram no mar ainda vão continuar trazendo bastante em instabilidade para parte do Sudeste, Nordeste e também para áreas da região Norte do país.
A chuva pode acontecer a qualquer hora e a situação permanece de alerta devido aos altos volumes acumulados nos últimos dias no extremo norte do Espírito Santo e de Minas, em parte do Sul e oeste da Bahia e desde o Tocantins até a capital Manaus.
Em grande parte das outras áreas da região Norte, nos estados do Maranhão, Piauí e também entre o estado de Mato Grosso a região de Goiânia e Brasília, a chuva se concentra apenas entre a tarde e a noite, mas também em pontos isolados pode chover forte.
As pancadas também serão rápidas na região de Belo Horizonte e no norte Fluminense, mas na capital Rio de Janeiro a tendência é hoje o sol ainda entre muitas nuvens e não há previsão de chuva. O tempo também fica firme com elevação de temperaturas no sul de Goiás, Triângulo Mineiro, extremo sul de Minas e desde o estado de Mato Grosso do Sul até São Paulo e todas as áreas da região Sul.
Quanto a temperatura, no Rio de Janeiro o dia começa com 18º e o calorão chega a 30º em Salvador mínima de 23º e máxima de 30° e em Porto Alegre faz 29º nesta sexta-feira.
Um ciclone que se formou no mar, na altura entre o Sul e o Sudeste, ajudou a gerar uma grande convergência de ventos desde a superfície até os níveis mais altos da atmosfera. Com isso, as instabilidades cresceram e provocaram muita chuva entre o sul e oeste da Bahia, Espírito Santo e algumas áreas mais ao norte de Minas Gerais. Os volumes acumulados de chuva já são bastante elevados e a população destes estados enfrenta muitos transtornos por causa do mau tempo.
Em um período de 48h, contado de 09h de 07/12 até 09h de 09/12, a chuva chamou muita atenção. Confira os maiores acumulados de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN):
Em Minas Gerais, nas áreas do Vale do Jequitinhonha, a chuva transbordou rios e córregos, além de inundar ruas e casas de várias cidades. No sul da Bahia, o deslizamento de um barranco fez várias casas desabarem, e algumas das pessoas que estavam dentro de um dos imóveis, faleceram na cidade de Itamaraju. Cidade apontada acima com o maior acumulado nas últimas 48h.
Com o solo saturado e a previsão de mais chuva, não se descarta o risco de novos transtornos nestas regiões no decorrer dos próximos dias. A chuva no Espírito Santo e nas áreas mais ao norte de Minas já tende a enfraquecer nesta sexta(10), mas ainda não para completamente. No Vale do Jequitinhonha a previsão ainda é de chuva a qualquer momento, com risco de temporal. A partir do sábado(11), o sol aparece mais e a chuva acontece de forma mais isolada.
No sul da Bahia a chuva começa a diminuir sábado, mas o oeste do estado ainda fica bastante carregado. É a partir do domingo(12), que a chuva diminui de forma geral no estado.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.