Climatempo

CLIMATEMPO 08 a 14 de dezembro 2020, veja a previsão de chuvas no Brasil

Chuva será muito volumosa esta semana no Sudeste e Centro-Oeste, confira o Boletim completo!

Assista o Boletim CLIMATEMPO 08 a 14 de dezembro 2020 e veja a previsão de chuvas em todas as regiões do Brasil nos próximos 07 dias.

Zona de Convergência favorece chuva forte e volumosa no SE

A previsão de muita chuva no Sudeste do Brasil, com a formação de uma Zona de Convergência. Essa configuração atmosférica comum nesta época do ano vai influenciar a Região durante toda a semana provocando elevados volumes de chuva.

Até o fim desta semana, os sistemas atmosféricos que atuam sobre o Brasil estarão posicionados de certa forma que favorecem a formação de uma canal de umidade desde a Região Norte do Brasil, passa pelo Centro-Oeste e chega ao Sudeste trazendo muita umidade para os estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e para o Espírito Santo.

Alerta CLIMATEMPO

Este canal de umidade estará posicionado mais ao norte do país e por isso não há expectativa de chuvas muito volumosas para São Paulo, embora aconteçam temporais, principalmente nas áreas de divisa com Minas, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte paulista. O mapa abaixo indica os acumulados de chuva entre os dias 7 e 11 de dezembro.

Leia também!

Maiores volumes de chuva

Os maiores volumes de chuva são esperadas para o centro-leste de Minas, incluindo a Grande Belo Horizonte, com acumulados próximos dos 200mm na região central mineira. No triângulo mineiro, zona da mata mineira e no Rio de Janeiro há previsão é de acumulados de chuva entre 100 e 150mm.

Quando a chuva diminui?

Até sexta-feira (11), as condições são para muita umidade e chuva o que provoca os elevados volumes que vão ser observados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo no decorrer dessa semana.

A partir de sábado, o tempo começa a mudar. O canal de umidade se desfaz e as condições meteorológicas locais também se alteram deixando de favorecer a formação de tanta instabilidade sobre o Sudeste. Na semana que vem entre 12 e 16 de dezembro ocorrem pancadas de chuva, mas não são esperados volumes de chuva tão elevados.

Siga-nos no Instagram!

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo