Assista o Boletim CLIMATEMPO 07 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo no Brasil neste domingo.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem causado chuva intensa sobre o estado da Bahia desde o início de novembro, com acumulados que já ultrapassam a marca dos três dígitos nesse período em diversos municípios da região, como em Lauro de Freitas, Maragogipe e Juazeiro.
Em Salvador, somente entre os dias 03 e 05 de novembro os acumulados de chuva alcançaram 98,8mm pela estação meteorológica do Inmet, valor que representa quase toda a média Climatológica para o mês de novembro, igual a 106,6mm na cidade.
Além dos altos volumes de chuva registrados no estado, foram mais de 245 mil raios registrados no estado baiano neste mês de novembro, e para fins de comparação, no mesmo período do ano passado foram registrados cerca de 60.000 raios no estado, de acordo com os dados disponíveis pelo EarthNetworks. Vale lembrar, que a contagem do número de raios é feita considerando os raios que acontecem entre as nuvens, sem contato com o solo, e também as descargas que acontecem entre a nuvem e o solo (mais comuns).
Pelo menos até domingo (07) a chuva segue acontecendo com moderada a forte intensidade sobre o estado da Bahia, que fica sob alerta de temporais nesse período, inclusive Salvador. A partir da próxima segunda-feira (08), a ZCAS aos poucos vai perdendo sua configuração e a chuva diminui gradualmente sobre o estado, mas instabilidades no alto da atmosfera ainda mantém o risco de temporais em áreas do oeste baiano, tanto na segunda quanto na próxima terça-feira (09).
Grandes áreas de instabilidade continuam ativas sobre o Brasil e neste sábado, 6 de novembro, deixam muita nebulosidade e pancadas de chuva em quase todo o Nordeste, Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste. Estas áreas de instabilidade vão provocar mais chuva também no domingo
Nuvens bastante carregadas permanecem sobre a Bahia.
Uma frente fria avança no mar pelo litoral da Região Sul e ajuda a formar nuvens de chuva pelo interior desta Região e também em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
A frente fria que está atuando no Sul do Brasil avança lentamente sobre a Região Sudeste do país nos próximos dias. A chuva retorna de forma pontual por todas as regiões do estado de São Paulo e também sobre a capital. Com passagem deste sistema e a entrada do ar frio, as temperaturas diminuem.
No domingo (7), o sol aparece ao longo do dia na região metropolitana e o tempo fica firme. No entanto, com a chegada do sistema, a nebulosidade aumenta na capital e no litoral, e as temperaturas terão leve queda. No interior, sol com condições para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.
A frente fria começa avançar lentamente a partir da segunda-feira (8) no Sudeste do país, provocando queda na temperatura e chuva fraca a partir da tarde na capital do estado. No litoral, o céu fica cheio de nuvens e pode chover a qualquer momento do dia, mas não são previstos grandes volumes.
Nas demais áreas, faz sol, mas não se pode descartar algumas pancadas de chuva com raios e trovoadas. Há risco para chuva volumosa em parte do nordeste paulista e regiões que fazem divisa com o estado de Minas Gerais.
O tempo segue instável na terça-feira (9), com muitas nuvens e chuva a qualquer hora no leste paulista. As demais regiões seguem com sol e pancadas de chuva a tarde.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.