CLIMATEMPO 07 a 13 de junho 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 07 a 13 de junho 2022 e veja a previsão do tempo nesta semana.

Nova onda de frio derruba as temperaturas no centro-sul do Brasil

A forte onda de frio do começo da segunda quinzena de maio deste ano foi sentida em todas as Regiões do país. A temperatura baixou para quase 5°C negativos no Sul do Brasil. Estados do Norte, como Rondônia e Tocantins, registraram temperaturas em torno de 11°C. No Sudeste, geou em áreas do estado de São Paulo, no Sul de Minas e também do Triângulo Mineiro.

A cidade de São Paulo registrou 6,6°C, que foi a temperatura mais baixa para um dia de maio desde 1990. O frio intenso de maio, causou geada no Distrito Federal e Brasília registrou apenas 4,9°C, a segunda menor temperatura para um dia de maio desde 1960, segundo dados do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.

Uma nova e intensa massa de ar polar avança na madrugada da quinta-feira (09) sobre o Brasil, trazendo o frio para todo o centro-sul do país. As temperaturas começam cair entre o leste, sul e serra do Rio Grande do Sul, Região Serrana de Santa Catarina e do Paraná, interior de São Paulo, sudoeste de Mato Grosso e centro-norte de Mato Grosso do Sul.

Este frio intenso, também entra pelo interior do continente, diminuindo as temperaturas no sul de Rondônia e do Acre, e no sudoeste do Amazonas.

A segunda semana do mês de junho promete terminar com temperaturas mais baixas e novos recordes podem ser registrados. Os recordes poderão ser de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima, ou madrugada e tarde mais fria.

Nas áreas altas de Santa Catarina, as temperaturas voltam se aproximar dos 10 °C! O sábado (11), será frio e gelado com temperaturas abaixo de 0 °C entre o sul do Paraná e norte do Rio Grande do Sul. Os valores podem ser expressivos nas áreas de serra do Sul do Brasil.

CLIMATEMPO 07 a 13 de junho 2022

O risco de geada ampla aumenta na manhã do domingo (12), entre o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul de Mato Grosso do Sul, extremo sul e oeste de São Paulo. As tardes também serão frias na região da Zona da Mata Mineira, estado do Rio De Janeiro, Grande São Paulo e interior paulista. Em Rondônia e no Acre, amanhecer bem frio o que é atípico para esta época do ano.

Lembrando que o inverno começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.

Os modelos apontam que esta nova onda de frio promete ser a maior do ano, até o momento, principalmente no Sul do Brasil! Mas os efeitos também serão sentidos no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do país.

Semana começa com temporais e frio no Sul do país

Um sistema de baixa pressão se aprofunda nesta segunda-feira (06) na costa do estado e ajuda aumentar as nuvens carregadas no Rio Grande do Sul. Tempo encoberto e com chuva volumosa e persistente em todo o centro e norte gaúcho. Chove em vários momentos, em forma de temporais na capital Porto Alegre, no oeste e sul de Santa Catarina.

Dia instável com muita nebulosidade em Florianópolis, a chuva acontece em vários momentos, mas sem grandes alertas. No Paraná, tempo carregado e com muita nebulosidade no interior. Tem previsão de chuva forte e com temporais na região de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e em Pato Branco. O sol aparece em Curitiba ao longo do dia, mas volta chover entre o fim da tarde e começo da noite com risco de trovoadas.

Na terça-feira (07), às instabilidades já perdem força no interior do Rio Grande do Sul e o tempo volta a ficar firme na região de Uruguaiana, por outro lado, tempo carregado em todo o centro-norte gaúcho, no estado de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. O risco de chuva forte aumenta nas três capitais: Curitiba, Florianópolis e Santa Catarina. O sol ainda aparece no norte paranaense, mas tem previsão de chuva entre a tarde e a noite, que pontualmente pode vir com forte intensidade.

A chuva perde força na quarta-feira (08) em grande parte do interior do Sul do Brasil. Um sistema de alta pressão atmosférica impede a formação de nuvens carregadas na maior parte do Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ainda chove de forma isolada e sem grandes alertas nas capitais da Região, no litoral e nas áreas de serra. Mesmo com a presença do sol, vários municípios terão um dia com sensação de frio.

Temperaturas baixas

A semana começa com temperaturas mais baixas na Região, principalmente nas áreas de serra. O tempo mais encoberto e a chuva persistente ajuda a aumentar a sensação de frio na Região. Apenas as áreas do extremo norte do Paraná, que continuam com temperaturas mais agradáveis no período da tarde, mas a partir de quinta-feira (09), uma nova e intensa massa de ar polar volta ganhar força no estado, derrubando as temperaturas em vários municípios.

Para finalizarmos a análise do Boletim CLIMATEMPO, a semana termina com chuva de forma bem mais localizada, com bastante frio e risco de geada.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

40 minutos ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

17 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

20 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

22 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

1 dia ago