Assista o Boletim CLIMATEMPO 06 de junho 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do país Brasil neste domingo.
Neste sábado (05), a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e espalha mais chuva pelo estado. Associado a este sistema, uma área baixa pressão (cavado) vai reforçar os grandes núcleos de nuvens carregadas e o risco de temporais é alto. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo não se descarta queda de granizo, principalmente na metade sul do estado.
“Em Porto Alegre a chuva chega entre à tarde e à noite, mas antes disso a máxima chega perto dos 30°C, situação conhecida como “calor pré-frontal” – que é quando os ventos quentes que sopram do interior do continente ganham força antes da chegada de uma frente fria”, explica Luengo.
No domingo(06), a frente fria começa a se afastar lentamente da Região, mas ainda deixa muitas nuvens carregadas entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. Os maiores volumes de chuva serão observados no centro-norte gaúcho, sul e oeste de Santa Catarina.
“Há risco para temporais, queda de granizo e fortes rajadas de vento, que podem provocar transtornos como quedas de árvores e destelhamentos, além de prejudicar as as lavouras, nos três estados”, alerta o meteorologista.
Com o tempo mais fechado e com a entrada de uma massa de ar frio ganhando força, as temperaturas voltam a despencar e muitas cidades gaúchas têm a chamada “máxima invertida” – quando a maior temperatura do dia ocorre ainda pela manhã e a temperatura cai durante o dia, registrando a temperatura mínima à noite.
No início da próxima semana, a frente fria já se afasta por completo da Região, mas áreas de instabilidades ainda deixam o tempo instável no Sul. No leste de Santa Catarina e do Paraná, o céu fica nublado e com chuva o dia todo. Nas demais áreas ocorrem algumas aberturas de sol. As temperaturas seguem relativamente baixas na Região. O destaque é o frio, no sul gaúcho, com mínimas abaixo dos 10°C.
A tendência é que no decorrer da semana, após a chuva, o frio ganha força, novamente. Na serra catarinense, as mínimas voltam a ficar mais perto da marca de 0°C entre quinta-feira (10) e o fim de semana (12 e 13 de junho). O pico do frio deve ocorrer durante o sábado (12), quando há risco de geada nas áreas mais altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Em relação às máximas, o dia mais frio na Região deve ser na quinta-feira(10), com temperatura máxima em torno dos 20°C, nos três estados.
A previsão para o final da próxima semana (12 e 13 de junho), é de um pouco de agitação marítima, com ondas de 1,5 metro de altura com séries maiores de até 2 metros. Em algumas praias de Florianópolis, principalmente no sul da ilha, a combinação maré, chuva e vento, pode agravar o processo de erosão costeira.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS – Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.