Assista o Boletim CLIMATEMPO 05 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo nas regiões produtoras do Brasil.
Neste domingo uma importante mudança no padrão da circulação de ventos e a formação de um sistema de baixa pressão vão estimular a formação de várias áreas de instabilidade sobre a região Sul do país.
De forma geral o dia ainda começa com tempo abafado na região Sul, mas pode chover forte e de forma generalizada a partir da tarde em grande parte da região inclusive nas três capitais. Não se descarta chance para eventual queda de granizo.
A previsão é de tempo firme e sem chance para chuva apenas sobre áreas do Oeste Gaúcho, norte Paranaense, interior de São Paulo e em áreas do leste e sul do estado de Mato Grosso do Sul. Já no Pantanal sul-mato-grossense, em todo o estado de Mato Grosso, no sul de Rondônia, Acre e em várias áreas do Amazonas, o tempo continua ainda bastante instável, principalmente por causa do calor e da umidade, vale ressaltar que pode chover forte a qualquer hora.
As pancadas de chuva também serão persistentes devido a infiltração marítima no extremo norte Capixaba, na costa da Bahia e desde Recife até a região de João Pessoa. O tempo firme no Nordeste apenas sobre algumas áreas do interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, todas as outras áreas devem receber pancadas de chuva entre a tarde e a noite com alta chance de temporais.
Também chove a partir da tarde em Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e em todas as outras áreas do país. Quanto a temperatura, em Porto Alegre o dia começa com 19º e apesar da chuva o tempo fica abafado com máxima de 32º.
Dezembro começou com violentos temporais em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul deixou fortes áreas de instabilidade sobre estas regiões.
Na sexta-feira, 3 de dezembro, foram observados temporais que deixaram volumes de chuva muito elevados em poucas horas em locais de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Piauí. A chuva intensa causou alagamentos em Belo Horizonte.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 1 hora choveu 52,8 mm em Brazlândia (DF), 40,6 mm em Belo Horizonte/Pampulha (MG) 35,4 mm em Baixa Grande do Ribeiro (PI) e 32,0 mm em Juiz de Fora (MG). No fim da noite da sexta, a cidade de Corrente (PI) recebeu 66,2 mm em apenas 2 horas de chuva
Entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de dezembro, o Inmet registrou 91 mm em Porto Nacional (TO), 68,0 mm em Teófilo Otoni e 66,8 mm em Manacapuru (AM)
No período entre 9 horas do dia 1 e 9 horas de 2 de dezembro, também segundo o Inmet, choveu 91,7 mm em Itaituba (PA), 89,2 mm em Tefé (AM), 67,6 mm em Teresópolis (RJ) e 64,0 mm em Luiz Eduardo Magalhães (BA)
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda está atuando sobre o Brasil e suas áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas pelo Norte e Centro-Oeste do Brasil, parte das Regiões Nordeste e Sudeste. Uma frente fria se afasta do litoral da Bahia.
Uma massa de ar seco inibe a formação de grandes nuvens em parte de São Paulo, no Sul do Brasil e em parte de Mato Grosso do Sul
A maioria das áreas das Regiões Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste passam este sábado com muita nebulosidade, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite, muitas vezes com raios e fortes rajadas de vento.
Ontem, foram observados temporais que deixaram volumes de chuva muito elevados em poucas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 1 hora choveu 52,8 mm em Brazlândia (DF), 40,6 mm em Belo Horizonte/Pampulha (MG) 35,4 mm em Baixa Grande do Ribeiro (PI) e 32,0 mm em Juiz de Fora (MG)
Sábado com muito sol e sem previsão de chuva no leste e sul de MS, em todo o estado de SP, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. Dia com sol e muitas nuvens no litoral de SP e do RJ
O sol predomina em quase toda a Região Sul do Brasil. Chove rapidamente no litoral de SC, no Vale do Itajaí e no litoral do PR
Atenção: áreas de instabilidade da ZCAS deixam o tempo chuvoso no litoral sul da Bahia
A chuva é rápida no RN, da PB, PE, AL e SE. Pancadas de chuva ocorrem no sertão pernambucano e nas demais áreas do Nordeste.
Alerta para temporais no centro-sul e sudoeste do AM, no centro-norte e oeste de RO, no centro-leste do PA, no TO, no leste de MT, norte e oeste de GO, no norte, de MG e do ES, no centro, sul e oeste da BA, no centro-sul do MA e do PI
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no sul, no centro, leste e norte do AM, no sul de RO, em RR, no centro, sul, oeste e norte de MT, no noroeste de MS, no oeste e norte de GO, no DF, no leste e noroeste de MG, no interior do ES e do RJ, no nordeste da BA, no centro e norte do PI e do MA, no sertão do PE e do CE, norte e leste do PR e no AP
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro-oeste do RS, oeste de SC, no centro, sul e oeste do PR, no sul e leste de MS, no oeste/noroeste de SP
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.