Assista o Boletim CLIMATEMPO 04 de novembro 2021 e confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira.
Durante todo dia a circulação dos ventos vai continuar contribuindo para a formação de muitas áreas de instabilidade especialmente sobre o estado da Bahia. O alerta permanece para temporais entre o centro-oeste e sul do estado, inclusive na capital Salvador que pode ter altos volumes de chuva.
Amanhã também pode chover forte em áreas do extremo norte Mineiro, norte de Goiás, Distrito Federal e em áreas do Sul dos estados do Tocantins e do Piauí. As pancadas de chuva também podem ocorrer pela manhã devido ao calor e a alta umidade, ocasionado também pela circulação dos ventos entre o sul do Amazonas e a capital Porto Velho no estado de Rondônia.
Por outro lado a tendência passa a ser de tempo firme, com bastante sol e sem previsão de chuva no estado de São Paulo, em parte do Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, leste de Mato Grosso do Sul e entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Ar seco também para parte do interior do Nordeste e para o parte do centro do Rio Grande do Sul. Devido a infiltração marítima, ainda pode chover em vários momentos do dia na região de Florianópolis, enquanto todas as outras áreas do país devem receber chuva principalmente entre a tarde e a noite, inclusive as capitais Goiânia e Cuiabá.
A temperatura mínima prevista em Porto Alegre de 19º, no Rio de Janeiro dia começa com 17º e esquenta a tarde, com máxima de 28º, em Salvador a temperatura máxima é 27º.
Grandes áreas de instabilidade associadas a intensificação de um ciclone no oceano, ao largo da costa da Região Sudeste, à circulação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera e ao ar quente e úmido predominante estão se espalhando sobre áreas do centro-norte do Brasil nesta semana.
Entre a quarta-feira (03) e sexta (05), as condições serão favoráveis à sustentação destas instabilidades sobre muitos estados. A região do Matopiba deve receber os maiores volumes neste período. O risco de temporais se mantém, inclusive sobre a capital Salvador.
Além das instabilidades já ativas, a previsão indica que um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vá se configurar na próxima sexta-feira, dia 05 de novembro, reforçando as condições para chuva em muitas áreas do centro-norte do Brasil. Este sistema é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa.
Por isso, além do Maranhão, Piauí e Bahia, muitas áreas do sul da Amazônia, do estado de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e centro-norte de Minas vão receber grandes volumes de chuva até o início da próxima semana. A situação é de alerta.
Confira o mapa de chuva acumulada entre os dias 3 e 7 de novembro de 2021:
Entenda a diferença entre ZCAS e ZCIT:
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz
Receita cambial obtida com as exportações do café brasileiro somou US$ 5,23 bilhões com preço…
Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…
Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…
As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…
O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…
O setor leiteiro mato-grossense segue em franca recuperação de preços, consolidando, em março de 2025,…
This website uses cookies.