CLIMATEMPO 04 de dezembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 04 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste sábado.

Região Centro-Oeste com bastante chuva nos próximos dias

A atuação da Alta da Bolívia e um grande corredor de umidade que atua sobre o Brasil ainda vão estimular a formação de nuvens muito carregadas no Centro-Oeste do Brasil ao longo dos próximos dias. Não dá para descartar transtornos na Região.

O que é Alta da Bolívia?

A chuva mais volumosa e persistente é prevista no centro-oeste e norte de Mato Grosso e também nas áreas do norte de Goiás, inclusive no Distrito Federal. Pelo menos até o começo da próxima semana a situação é de alerta para temporais. Há risco de raios e rajadas de vento neste período.

Mesmo com volumes menores, nas demais áreas de Mato Grosso e Goiás também chove em todos os dias, pelo menos até o meio da próxima semana. Não dá para descartar períodos de chuva, forte, com raios e ventania.

As capitais Cuiabá e Brasília seguem com tempo bastante carregado nos próximos dias.

Com a chuva frequente e persistente, a população deve ficar atenta, pois não se descarta a possibilidade de alguns transtornos.

O estado de Mato Grosso do Sul é o que menos terá chuva até a próxima semana, mas pontualmente pode chover com raios e rajadas de vento. A Alta da Bolívia também vai influenciar áreas do oeste do estado e chove forte principalmente a partir do domingo.

Risco de temporal aumenta na próxima semana em SP e no RJ

A primeira semana de dezembro vai terminar com pouca chuva nos estados de São Paulo e Rio De Janeiro, porém mudanças no tempo já são previstas para os próximos dias, por causa da formação de um novo ciclone.

Tendência para o fim da semana

As capitais Rio e São Paulo ficam com variação de nuvens nos próximos dias, mas sempre com aberturas de sol. A sensação, na maior parte do tempo, é de abafamento. Por causa da infiltração marítima as noites e madrugadas ficam mais fresquinhas e nubladas.

No domingo volta a chover nas duas capitais, de forma isolada e é na segunda-feira que o tempo fica mais carregado e com risco de temporal.

Próxima semana com temporais em SP e no RJ

Na próxima segunda-feira, 06 de novembro, a formação de um ciclone vai favorecer o aumento das condições de chuva forte sobre os dois estados. A previsão é de temporais por várias áreas do Sudeste, inclusive nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 04 de dezembro 2021

Dezembro com La Niña: veja como fica o clima em todo o Brasil

O mês de dezembro já começou com chuva em vários estados do país e a tendência é que nos próximos dias as precipitações avancem ainda mais para o norte do Brasil. São esperados volumes expressivos, o que pode resultar em chuvas acima da média em áreas do norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, Goiás, parte de Mato Grosso e em boa parte das Regiões Norte e Nordeste.

Por outro lado, a chuva segue abaixo da média no Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e na metade sul de Mato Grosso. Dezembro será marcado por temperaturas elevadas na maior parte do país, com calor acima da média no Sul, no Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste.

Confira a previsão completa do Clima por Regiões

CLIMATEMPO Região Sul

A chuva enfraquece nos três estados e deve cair de forma bastante irregular ao longo do mês, ficando abaixo da média. Nas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, os acumulados mensais devem ficar próximos da média climatológica. Vale ressaltar que o mês de dezembro não é de grandes volumes acumulados na Região.

De modo geral, a média climatológica varia entre 50 e 100mm, no entanto, devido à influência do La Niña, os acumulados ainda devem ficar mais baixos que o normal. O calor ainda segue predominando no Sul do país e a tendência é que fique acima da média para o mês de dezembro.

A explicação para a pouca chuva é devido ao rápido avanço das frentes frias e outros sistemas frontais sobre a Região, que não trarão chuvas significativas. Devido a pouca chuva e aos dias ensolarados, a tendência é que as temperaturas fiquem mais altas e o calor predomine especialmente no estado do Rio Grande do Sul.

CLIMATEMPO Região Sudeste

A chuva acontece de forma irregular, com acumulados abaixo da média histórica em grande parte da Região Sudeste, com exceção do norte de Minas Gerais, do Espírito Santo e do norte do Rio De Janeiro. Em São Paulo, no centro-sul de Minas e no Triângulo Mineiro, a chuva será menos intensa que o normal, mas sem potencial para estiagens.

O calor será intenso, com temperaturas acima da média especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nas outras áreas, a influência da formação de grandes corredores de umidade deixa as temperaturas mais baixas e próximas da normalidade.

CLIMATEMPO Região Centro-Oeste

Em dezembro, a chuva será mais intensa sobre áreas do centro e norte do Brasil, especialmente sobre o norte e oeste de Mato Grosso. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, as pancadas serão eventos bastante irregulares. Nas áreas com maiores acumulados previstos (em Mato Grosso e no norte de Goiás), podem ocorrer novos eventos de invernada, ou seja, muita chuva e temperaturas amenas. Vale salientar que o excesso de chuva pode atrapalhar os tratos culturais, atrasando assim a produção da nova safra.

CLIMATEMPO Região Nordeste

A chuva fica acima da média em toda a Região, embora isso ainda não implique em grandes acumulados no leste e norte do Nordeste, por conta da época do ano. A chuva mais intensa se concentra ao longo do mês no interior dos estados da Bahia, Piauí e Maranhão. Por outro lado, os meteorologistas observam uma redução na infiltração marítima ao longo do mês, que acarreta menos chuva em áreas costeiras. Nestas áreas, as temperaturas ficarão mais altas que o normal.

CLIMATEMPO Região Norte

A previsão é de chuva forte e acima da média em boa parte da Região. Pouca chuva é prevista para o estado de Roraima, onde o calorão acima do normal também será destaque ao longo do mês. O norte do Tocantins também terá chuva abaixo da média climatológica. Por conta da precipitação frequente, a temperatura ficará próxima da média na Região Norte.

Temperatura em dezembro de 2021

O mapa mostra a anomalia da temperatura máxima estimada para dezembro de 2021. Os tons em azul indicam que a temperatura máxima vai ficar abaixo da média climatológica. O tom rosado indica temperatura dentro da média e os tons alaranjados e vermelhos, representam temperaturas acima da média climatológica.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

12 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

15 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

19 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

20 horas ago