Clima: frio previsto para esta semana deve ser o mais intenso do ano

Termômetros vão cair na maior parte do país a partir desta terça e pode nevar na Região Sul

O mês que marca a segunda metade do ano começa com uma forte massa de ar frio, de origem polar, e atingirá Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno deve fazer a semana mais fria do ano – talvez a única em força e dimensão territorial nacional — e durar até a próxima segunda-feira (8/6), de acordo com o Climatempo.

A mudança climática começa na Região Sul. A partir do dia 3 tende a se espalhar para as outras regiões, atingindo as menores temperaturas na sexta (5) e sábado (6). O frio poderá chegar a temperaturas negativas no Sul e próximas de 0°C no Sudeste e no Centro-Oeste, já na Bahia e em áreas do centro-norte de Goiás poderá chegar aos 10°C, conforme o Climatempo.

Já a Região Norte terá foco de friagem no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia, além disso, áreas do centro-sul do Pará e do Tocantins e o interior do Nordeste terão influência dos ventos frios, mas com menor intensidade do que nos outros estados.

De acordo com o site, essa massa de ar frio não altera a previsão de que as baixas temperaturas do inverno ficarão concentradas no mês de julho, que por conta de um El Niño fraco, o ano de 2019 não será tão rigoroso em relação às baixas temperaturas.

Chuva

Antes da frente fria atingir o ápice, muitos estados brasileiros terão chuvas, alguns locais com riscos de raios e precipitações mais fortes. Por conta do choque térmico entre o ar quente predominante no Brasil e a massa de ar frio que está chegando, terá possibilidade de grandes rajadas de vento.

A primeira semana de julho tem previsão de chuva para todos os estados da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, a mudança de temperatura pode provocar alguma chuva em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas e na Bahia.

Geada

A geada estará presente em grande parte do Sul do Brasil, atingindo Curitiba e o norte do Paraná, além de áreas do Centro-Oeste e do Sudeste e por conta da severidade do fenômeno nessas regiões, também haverá danos para a agricultura. Há possibilidade de gear no Mato Grosso do Sul, em diversas áreas de São Paulo, em boa parte de Minas Gerais, nas áreas serranas e no sul do Rio de Janeiro, além do sul de Goiás.

Neve

Por conta da grande intensidade da massa de ar frio, é esperado que haja condições para formação de neve na Região Sul entre sexta e sábado, quando as temperaturas terão suas mínimas em torno de 0°C. De acordo com as previsões dos meteorologistas, são esperados ainda outros fenômenos, como chuva congelante, chuva de granizo, além de chuva e neve simultaneamente.

Fonte: Globo Rural

AddThis Website Tools
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Produção global de milho cresce para a safra 2025/26, mas estoques caem e preços recuam nas bolsasProdução global de milho cresce para a safra 2025/26, mas estoques caem e preços recuam nas bolsas
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Produção global de milho cresce para a safra 2025/26, mas estoques caem e preços recuam nas bolsas

Produção mundial de milho avança puxada por EUA, Brasil e Argentina, sinalizando uma safra mais…

9 horas ago
Exportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do anoExportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do ano
  • Embrapa
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Exportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do ano

Receita cambial obtida com as exportações do café brasileiro somou US$ 5,23 bilhões com preço…

1 dia ago
Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leiteReunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…

4 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…

4 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!

As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…

4 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado

O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…

4 dias ago