Clima: Drones sobrevoam deserto para tentar gerar chuva

Para alterar o clima, podemos criar chuva no meio do deserto? Este é um dos principais objetivos da pesquisa que está sendo realizada nos Emirados Árabes. Como isto é possível? Leia a matéria completa e entenda.

Novas tecnologias permitem experimentos que eram impensáveis até alguns anos atrás. Nas últimas semanas, um deles se tornou viral, relacionado à meteorologia, que tem como objetivo principal estimular as chuvas no deserto dos Emirados Árabes. Como isto é possível?

Semeadura de nuvens: uma solução para o problema de falta de chuva e alteração do clima?

Nas últimas décadas, alguns países de clima seco ou com chuvas irregulares usaram pequenos aviões ou foguetes, que voam a uma baixa altitude, para lançar partículas sólidas nas nuvens que atuam como núcleos de condensação (sal ou iodeto de prata, principalmente), fato que é conhecido como semeadura de nuvens. Agora, os primeiros testes com drones estão sendo realizados.

Uma das principais pesquisas em andamento é liderada por cientistas da University of Reading (Reino Unido), embora os drones e parte dos equipamentos tenham sido projetados pelo Departamento de Engenharias Eletrônica e Elétrica de Bath, que já foram testados nas Ilhas Britânicas.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O Governo dos Emirados Árabes pagou cerca de um milhão e meio de euros aos pesquisadores de Reading e de Bath, para conseguir o aumento da precipitação anual na área, uma vez que ronda os 100 litros/m2 ao ano, acumulados muito semelhantes aos registrados em Morro Jable (Fuerteventura), considerado um dos lugares menos chuvosos da Espanha.

Como se produz chuva com drones?

No interior das nuvens existem cargas positivas e negativas. Do solo, o pessoal especializado conduzirá os drones, que possuem sensores de emissão de carga elétrica. Ao alterar o equilíbrio destas cargas, espera-se aumentar o tamanho das gotículas da nuvem para que cresçam até que, finalmente, precipitem na forma de chuva.

Ao alterar as cargas elétricas das nuvens, espera-se estimular a precipitação em algumas áreas dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, o experimento será conduzido em um ambiente muito hostil.
O estresse hídrico é um dos principais problemas da Península Arábica, onde é esperada uma maior aridez e temperaturas mais elevadas nas próximas décadas, como consequência das mudanças climáticas atuais. No entanto, a operação destes drones em um meio tão hostil , com grandes quantidades de poeira e aerossóis no ar, é uma incógnita. Por este motivo, propõe-se seu uso em conjunto com as técnicas existentes para maximizar a eficiência da semeadura de nuvens.

Modificação do tempo, um tema polêmico e perigoso

Essas ações relacionadas à modificação local do tempo são, geralmente, controversas e levantam várias incógnitas. Por exemplo, se estimularmos a chuva em um local, nós a retiramos de outro lugar próximo? Que consequências isso pode ter para a atmosfera? Como isto afetará os pássaros se o céu estiver cheio de drones? A semeadura de nuvens realmente funciona? Entramos em um campo desconhecido ao fazermos experiências com nossa atmosfera, sobre a qual muitas coisas ainda são desconhecidas.

E por falar em clima, veja o Boletim CLIMATEMPO da última semana.

Fonte: Tempo Agora

AGRONEWS – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

45 minutos ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

17 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

21 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

22 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

1 dia ago