As recentes chuvas que banharam as principais regiões produtoras na semana passada trouxeram consigo desafios inesperados para o setor. O impacto imediato reflete-se na desaceleração da colheita da raiz, restringindo o fluxo de negócios e gerando preocupações entre produtores.
Do lado da demanda, as fecularias enfrentam a redução na moagem, sinalizando um desafio iminente no fornecimento. Enquanto isso, a indústria de farinha se esforça para aumentar o esmagamento da mandioca, buscando mitigar os efeitos do cenário climático adverso. Esta dinâmica desafia o equilíbrio delicado entre oferta e demanda no mercado.
Estimativas recentes apontam uma queda significativa de 2,3% no volume de mandioca processada pelas fecularias na semana passada, totalizando 42,7 mil toneladas. Essa diminuição coloca em evidência os desafios imediatos que os produtores e a indústria enfrentam para garantir a oferta necessária ao mercado.
No que diz respeito aos preços, observa-se uma variação mínima na última semana. O valor médio a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 588,24, registrando uma leve alta de 0,07% em comparação com a semana anterior.
Na análise anterior vimos, “Na outra ponta da cadeia, as fecularias enfrentam um cenário desafiador. Enquanto algumas buscam intensificar a moagem para atender à demanda crescente, outras reduzem o recebimento, indicando possíveis períodos de recesso ainda na primeira quinzena deste mês”. Clique aqui para ver esta análise completa.
No quadro de Direito Ambiental do Agronews, exploramos as complexidades ambientais que envolvem o agronegócio, em diálogo com Xisto Bueno, executivo do Fórum Agro, a Dra. Alessandra Panizi continua essa discussão crucial, mergulhando em outras políticas e documentos que buscam restringir as atividades do agronegócio, representando um desafio crescente para o setor.
Aperte o play no vídeo abaixo e confira!
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®
AGRONEWS® é informação para quem produz
Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…
Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…
As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…
O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…
O setor leiteiro mato-grossense segue em franca recuperação de preços, consolidando, em março de 2025,…
Vazio sanitário da soja começa em junho. Medida combate a ferrugem asiática. Calendário com os…
This website uses cookies.