A UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) ficou alagada pela forte tempestade de granizo que atingiu Curitiba nesta quarta-feira (18). De acordo com a instituição localizada no bairro Mercês, uma das calhas da cobertura não aguentou a pressão e volume de água e cedeu.
Foi necessário evacuar parte da UTI, que, conforme o hospital, se divide em duas áreas distintas, com 10 leitos cada.
Por nota, o HNSG informou que foi acionada a equipe de brigadistas da instituição, e os bebês que estavam na unidade atingida foram transferidos pela equipe médica e de enfermagem para outra unidade da UTI Neonatal e para a UTI Cardíaca.
O hospital disse que apesar do ocorrido, os bebês não foram diretamente atingidos pela água, e não houve qualquer descontinuidade de cuidados intensivos. Como contingência, foram orientados os obstetras a não trazerem pacientes de risco em função da desocupação de uma das unidades.
A equipe médica avalia, nesta quinta-feira (18), todos os casos para decidir sobre a necessidade de transferência dos pacientes. Já foram reservados leitos de UTI em outros hospitais, visando eventual transferência.
O hospital afirmou, ainda, que a calha foi consertada de imediato, ainda durante a noite, e para garantir mais segurança, considerando as previsões de novos temporais, estão sendo
novamente reforçadas. Além disso, a equipe de engenharia da unidade está avaliando outras melhorias.
O HNSG finaliza a nota dizendo que lamenta o ocorrido, e aproveita para reforçar que é certificado com nível máximo de excelência no processo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação, realizando treinamentos periódicos de gestão de riscos e planos de contingência para garantir a segurança do paciente.
A chuva também causou estragos no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O telhado do local não aguentou a força da água e a recepção da unidade foi atingida. Funcionários e médicos rapidamente auxiliaram os pacientes que estavam no local. A Defesa Civil da cidade atuou para conter o problema.
Em Curitiba, no bairro Bacacheri, o Hospital Erasto Gaertner também sofreu com alagamentos.
Conforme o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 12 horas desta quinta-feira (19), o temporal que atingiu o Leste do Paraná na tarde desta quarta-feira (18), afetou 12.227 pessoas e danificou 3.222 residências. As chuvas, granizos e vendavais afetaram 21 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado.
#chuva #chuva de granizo #chuva em curitiba #granizo #tempestade #parana
Fonte: Paraná Portal
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.