“Hoje a gente tem a necessidade de uma mão de obra muito qualificada para o campo e a gente precisa qualificá-la“, diz secretário Allan Kardec.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso é o estado brasileiro com a menor taxa de desocupação do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada em novembro de 2022. O índice de desemprego em Mato Grosso é de 3,8%, seguido de perto por Santa Catarina (3,8%), Rondônia (3,9%) e Roraima (4,9%). A taxa de desemprego em Mato Grosso é menos da metade da média nacional, que é de 8,7%.
O governador de Mato Grosso atribui esses números positivos a vários fatores, incluindo o maior investimento em obras e ações da história do estado, com milhares de projetos em andamento que geram empregos diretos e indiretos para milhares de pessoas. Outras medidas importantes para alcançar esses resultados incluem a redução de impostos, a isonomia nos incentivos fiscais e a redução da burocracia para as empresas.
Uma das novidades no staff da gestão Mauro Mendes é o professor doutor Allan Kardec, ex-deputado estadual e que passa a comandar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação – Seciteci. Para ele o governador tem feito um bom trabalho e os resultados na geração de emprego e renda são pontos fortes da gestão. O novo secretário assume com a missão de tornar esta mão-de-obra mais qualificada e atuar na industrialização da produção.
“Nós temos um desafio colocado pelo governador Mauro Mendes que é a agroindustrialização e a tecnologia no campo, seja para o pequeno produtor ou grande produtor – é a geração de emprego e renda. Nós sabemos que a mecanização do campo já acontece, só que hoje a gente tem a necessidade de uma mão de obra muito qualificada para o campo e a gente precisa qualificá-la também nas pequenas e médias propriedades. Essa vai ser uma das pautas da busca de profissionalização dos nossos jovens. Não dá para a gente ter mão-de-obra importada de outros estados, com bons salários, enquanto nós temos jovens aqui fora do mercado de trabalho.“, comenta o secretário. Ele afirma que a agricultura será um dos pontos focais da secretaria.
Allan Kardec também defende a manutenção da Amazônia Legal no estado, mas com a remuneração ao produtor que conserva a floresta em pé. “Um ponto importante será a tecnologia de pesquisa sobre a manutenção da nossa Floresta em pé e o aproveitamento dos nossos biomas para gerar riqueza. Não adianta a gente ter os biomas e não colocar dinheiro no bolso do nosso povo. Eu acredito que através da Ciência, Tecnologia e da Inovação, aliada a produção do campo com novas tecnologias que agridam menos o meio ambiente, Mato Grosso conseguirá fazer a grande transformação de um estado que produz mais e de verdade faz a manutenção da Floresta em pé.“, completa o secretario.
Allan Kardec é professor doutor em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele é egresso da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT, atual IFMT), onde se formou Técnico em Eletrônica. Ele tem 8 anos de experiência no Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), como coordenador do Sesi. Ele é também professor universitário do Univag há 18 anos e forma jovens para o mercado de trabalho.
Allan Kardec é especialista em Gestão Educacional. Além de professor concursado desde 2007 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Ele encerraria seu mandato de deputado estadual mês que vem. O novo secretário ainda foi vereador de Cuiabá entre 2013 e 2016.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.