<![CDATA[
Alerta para Ciclone em SC nesta quinta-feira.
Nesta quinta-feira (6) um ciclone extratropical, temporais com granizo, deve se formar e criar grandes áreas de instabilidade sobre o sul do Brasil e se espalham para o sudeste e centro-oeste.
De acordo com o Climatempo, uma baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o Paraguai estimulando a formação de fortes áreas de instabilidade que avançam para o Sul do Brasil. No decorrer desta quinta-feira, estas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul, avançam também sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul provocando temporais.
Um ciclone extratropical deve se formar na noite desta quinta-feira a partir destas áreas de instabilidade que passam sobre o Sul do Brasil e vão para o oceano.
Áreas de instabilidade também crescem sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do Brasil, enquanto uma frente fria se afasta do litoral capixaba.
O Inmet divulgou um alerta laranja, de perigo de tempestade, entre esta quarta e quinta-feira, em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo a Defesa Civil Nacional, a formação de um ciclone extratropical deve levar chuva pesada, descargas elétricas, vendavais e queda de granizo a sete estados, incluindo o oeste da região Sul e áreas do MS, SP, MG e RJ.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para mar agitado com risco de ressaca nesta quinta e sexta-feira.
Segundo informa a entidade, a formação e atuação de um ciclone extratropical na costa do RS deixa o mar agitado, com risco de ressaca no Litoral sul de Santa Catarina (SC). A altura das ondas varia de 2,5 a 3,0m com direção nordeste nesta quinta-feira(06) e passando para sudoeste/sul ao longo da sexta-feira(07). Assim, como podemos ver na área em amarelo do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca.
Toda a Região Sul fica em alerta para temporal no decorrer desta quinta-feira, com risco de granizo e ventos de 80km/h. Em alguns locais, as rajadas podem chegar aos 100 km/k. Chove muito em todo Sul, mas os maiores acumulados devem ocorrer no centro-oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná.
O meteorologista Leandro Puchalski fez uma análise do tempo para o Blog do Ciro Groh e o especialista comenta, “A passagem de uma frente fria por SC nesta quinta-feira deixa o tempo instável no estado. O céu tende a permanecer encoberto e há previsão de chuva ocasional com intensidade fraca a moderada, podendo por alguns momentos ser forte, principalmente na parte oeste catarinense.”, avalia Leandro.
Para Puchalski, há possibilidade de trovoadas na região. “Inclusive, não descartamos rajadas mais fortes de vento no estado por conta da ação de um ciclone. Para o Vale do Itajaí, a condição a algum evento mais severo é menor. Mesmo assim, é bom ficar atento”.
Ainda nesta semana o tempo seco deve voltar, diz Leandro. “Quando a gente projeta a sexta-feira, temos para esse dia uma perspectiva da volta do tempo seco para os moradores do Vale do Itajaí, embora a madrugada ainda possa vir a ter um pouco de umidade. De tarde aquece, diante de picos que podem exceder a casa de 26/27ºC. Esfria bem à noite, com o ingresso de uma nova massa de ar polar a SC”.
Na sexta-feira (07) as pancadas de chuva ais fortes e com acumulados elevados são se concentrar mais em Minas Gerais, Rio de Janeiro, parte do estado de São Paulo, de Goiás e do Mato Grosso. Com destaque para ventania, de mais de 70km/h, pelo lesta de Região Sul e entre MG, SP e RJ, por conta da circulação do ciclone extratropical, com sua frente fria, mais pelo Sudeste.
Já no sábado(08) o tempo abre maior parte da metade sul do país, com instabilidades atuando mais sobre parte dos estados mineiros, fluminenses, no Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso. Na serra gaúcha e catarinense faz frio pela manhã e há risco até de geada.
No final do sábado, uma nova frente fria chega ao estado gaúcho e causa pancadas de chuva pelo oeste ao sul e leste gaúcho, com atenção para o aumento da chuva por toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste no domingo (09) devido ao avanço desse sistema frontal. Atenção para os volumes bem elevados de chuva pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e na metade oeste do Rio de Janeiro.
* com informações do Climatempo e Blog do Ciro Groh
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.