Notícias

Chuvas de fevereiro elevam produção de soja do Brasil para 112,9 mi de toneladas diz AgRural

As condições climáticas mais favoráveis de fevereiro, que registrou chuvas mais regulares que os dois meses anteriores, levaram a AgRural a fazer um pequeno ajuste para cima na estimativa de produção de soja do Brasil na safra 2018/19

Calculada em 112,5 milhões de toneladas um mês atrás, a produção agora é estimada em 112,9 milhões de toneladas.

O número baseia-se em área de 35,9 milhões de hectares (+2,1% anuais) e em produtividade média de 52,4 sacas por hectare, contra 52,3 sacas na estimativa anterior e 56,6 sacas na safra passada, quando o país produziu recordes 119,3 milhões de toneladas.

Perdas por estiagem e calor
Inicialmente, a produção potencial do Brasil nesta safra 2018/19 era avaliada em 121,4 milhões de toneladas, mas o número sofreu cortes no início do ano devido à irregularidade das chuvas e às altas temperaturas que marcaram os meses de dezembro e janeiro e causaram estragos em lavouras que estavam em fase reprodutiva. Quase todos os estados produtores do país tiveram perdas, mas os mais prejudicados foram Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Nesta nova estimativa, a melhora das condições climáticas em fevereiro, que favoreceu áreas mais tardias, levou a ajustes positivos na produtividade média de Goiás, Bahia, Santa Catarina e Rondônia. Paraná, São Paulo e Pará, em contrapartida, tiveram pequenos ajustes para baixo na atual revisão.

No Rio Grande do Sul, o clima vem favorecendo as lavouras de soja, mas os problemas por excesso de chuva enfrentados no início da safra dificultam o aumento da produtividade média, que foi mantida em relação ao mês passado, mas supera a da última safra.

A área cultivada com soja na safra 2018/19 estava 57% colhida no Brasil até quinta-feira (07), de acordo com levantamento da AgRural. Uma nova revisão do tamanho da produção será divulgada em meados de abril.

Por Fernando Muraro, Adriano Gomes, Alaíde Ziemmer e Daniele Siqueira/ AgRural

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comente esta matéria

Send this to a friend