A China suspendeu quase todas as importações de carne suína da Holanda, aparentemente motivadas por surtos de COVID-19 em alguns dos maiores matadouros holandeses.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O país asiático proibiu a carne entregue por quatro dos maiores frigoríficos holandeses a partir de domingo (29/06), disse a porta-voz do governo holandês Elise van den Bosch na terça-feira.
A China não deu nenhum motivo específico para a proibição de 28 de junho, mas os trabalhadores de todos os quatro matadouros foram infectados recentemente com o novo coronavírus, disse ela.
“Claramente, a China está procurando a fonte de sua segunda onda de infecções por COVID-19, que eles podem achar que podem vir de carne importada”, disse Van den Bosch.
“Mas não há evidências científicas para a possível transmissão do vírus através de alimentos ou materiais de embalagem”.
Os matadouros na Holanda e em outras partes da Europa são operados principalmente por trabalhadores migrantes, que trabalham próximos uns dos outros e geralmente compartilham instalações de alojamento apertadas. Isso levou a grandes surtos de coronavírus em muitos deles nos últimos meses.
As quatro empresas afetadas pela proibição normalmente entregam a maior parte da carne suína enviada dos Países Baixos para a China.
As exportações holandesas de carne de porco para a China atingiram um total de 299.000 toneladas no ano passado, com um valor total de 335 milhões de euros (US $ 376 milhões).
Van den Bosch disse que o governo holandês estaria disposto a cooperar com as demandas chinesas por novas inspeções nos matadouros.
“Em outros países europeus, isso foi feito com a instalação de câmeras de vídeo”, disse ela. “Estaríamos dispostos a cooperar com esse pedido”.
Fonte: Acrismat
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…
Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…
Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…
Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…
A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…
Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…
This website uses cookies.