O Centro-Oeste teve alta de 18,70% nas vendas varejistas por e-commerce, em março de 2020, ao comparar com fevereiro. No mesmo período, a região também registrou expansão no faturamento: 19,83%. Os dados são do índice
MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
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Com as orientações de isolamento por causa da pandemia do coronavírus, a população tem comprado mais pela internet. Assim, todas as regiões apresentaram variações positivas em março, frente a fevereiro. No comparativo, o Centro-Oeste ficou com a vice-liderança, atrás somente do Sudeste (22,39%). Em terceiro no ranking, ficou o Nordeste (18,32%), seguido por Norte (16,08%) e Sul (13,83%).
“O mês de março foi marcado pelo início da quarentena no país. Com as pessoas ficando em casa, o comércio eletrônico se tornou a única alternativa de vendas para muitos setores da economia brasileira, na qual justifica o forte crescimento registrado no período para a região. O momento é de investimento no canal online para atrair novos consumidores e aumentar a recorrência de compra para categorias até então pouco exploradas de bens não duráveis e até produtos perecíveis.”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.
Ao comparar o mês de março deste ano, com o mesmo período de 2019, a expansão das vendas varejistas online do Centro-Oeste foi ainda maior: 32,44%.
Na avaliação do índice no acumulado do ano, por região, dessa vez o Centro-Oeste lidera com variação positiva de 10,89%. Na sequência, Nordeste (10,07%), Sudeste (6,11%), Sul (2,59%) e, por fim, o Norte (1,55%).
O faturamento do Centro-Oeste brasileiro seguiu o boom das vendas. Ao comparar o período de março de 2020, com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 24,85%.
No acumulado do ano, nesse quesito, o Centro-Oeste ocupou o terceiro lugar com 3,85%. Nordeste (11,83%) e Sudeste (8,26%) ficaram nas duas primeiras colocações e, em contrapartida, os piores resultados foram do Sul (2,47%) e do Norte, com variação negativa de -5,21%.
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.
Confira o estudo completo no link: http://www.mccenet.com.br/
Por MCC-ENET
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