Carne Fraca: País se mobilizou para evitar ‘evento desastroso’, diz Temer

Presidente discursou em evento no Palácio do Planalto; ele disse ainda que vai ligar para o presidente da China para dar explicações sobre a carne brasileira

O presidente da República, Michel Temer, declarou, ao se referir às irregularidades encontradas pela operação Carne Fraca, que o Brasil “todo” se mobilizou para contestar e evitar o que poderia se transformar em um “evento internacional desastroso”.
“Impressionante como a nacionalidade se mobilizou para contestar aquilo que aparentemente poderia transformar-se num evento internacional desastroso. […]Quando falo nacionalidade digo o Brasil todo colaborou para este fato porque as pessoas percebem que este é um dos fatos fundamentais da nossa economia e não pode ver sua credibilidade abalada”, afirmou durante evento no Palácio do Planalto.
Temer começou a fala sobre o assunto se referindo a um “pequeno incidente”, mas logo se corrigiu, disse que não poderia falar em “pequano”, pois o caso é “grave”. Ele então voltou a dizer que os frigoríficos investigados representam uma pequena parcela do setor.
Mesmo assim, na avaliação de Temer, o caso não poderia “alcançar a dimensão que está alcançando”.
“Apenas 21 plantas frigoríficas das 4858 mil que existem no país estão sendo investigadas. Dos 11.050 servidores do Ministério da Agricultura, apenas trinta e poucos estão sendo investigados e apenados, porque não vamos imaginar que aqueles que se desviaram de suas condutas não sejam punidos. Claro que o serão. Mas claro que isto não poderia alcançar a dimensão que está alcançando”, ressaltou.
No discurso, o presidente Michel Temer ainda falou que mais tarde irá ligar para o presidente da China, Xí Jinping, para “esclarecer essa situação”. Ele também disse que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, está dando entrevistas para agências internacionais e pediu o apoio do Ministério das Relações Exteriores para atuar junto às embaixadas dos países importadores de carne brasileira.
Ao final do evento no Planalto, questionado por jornalistas, o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, afirmou que o governo avaliará “mais para frente o efeito” da operação Carne Fraca nas exportações.

“Estamos monitorando todos movimentos de exportação e avaliaremos mais para frente os efeitos para vendas externas. Há uma cautela dos exportadores para mapear a situação. O caso é muito recente para avaliação mais precisa. Precisamos de uma semana para ver as questões com mais clareza”, disse.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

6 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago