Os números iniciais relativos a julho divulgados ontem (9) pela SECEX/MDIC apontam que nos primeiros cinco dias úteis do mês foram embarcadas 130.185 toneladas de carne de frango in natura, volume correspondente a embarques diários de 26.037 toneladas
Esse resultado – de acordo com o órgão de acompanhamento das exportações brasileiras – representou aumento de 148% sobre a média diária registrada no mês anterior (em junho, 10.486 toneladas/dia – pouco mais de 220 mil toneladas em 21 dias úteis). Já em relação à média diária de julho de 2017 o incremento foi de 54,33% (há um ano, 16.870 toneladas/da – 354.288 toneladas em 21 dias úteis).
Dispensável dizer, mas está claro que nesses resultados estão restos não contabilizados de junho último. E a melhor indicação nesse sentido vem das próprias médias diárias apontadas pelo órgão. Pois, por exemplo, enquanto a de junho correspondeu ao pior resultado em 36 meses, a de julho corrente (primeira semana) apresenta, opostamente, o melhor resultado em idêntico período. Ou, considerada a média desses três anos (15.785 toneladas/dia), os embarques de junho ficaram 33% abaixo da média, enquanto os de julho se encontram 165% acima. O que, em síntese, indica que no mês passado exportou-se mais do que apontaram os números da SECEX.
E sendo verdadeiro o achado, outra conclusão é a de que os primeiros números de julho já não servem como referência para as exportações do mês, como se fazia até recentemente. Porque, suposta a manutenção da mesma média diária inicial nos restantes 17 dias úteis de julho corrente, chega-se a volume mensal da ordem 572 mil toneladas de produto in natura – resultado que, nos últimos tempos, tem demandado dois meses para ser alcançado e que, acima de tudo, não se coaduna com os desafios que o setor exportador de carne de frango vem enfrentando.
De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…
Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…
Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…
Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…
A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…
Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…
This website uses cookies.