Carne de frango: potencial de produção 2,5% maior no 1º semestre do ano

Considerado, de um lado, o peso médio registrado pelo frango no primeiro trimestre de 2019 em abatedouros sob inspeção federal, estadual ou municipal e, de outro lado, o volume de pintos de corte alojados internamente entre janeiro e maio deste ano, conclui-se que nos seis primeiros meses deste ano a indústria do frango operou com uma capacidade de produção 2,5% maior que a do mesmo semestre de 2018

Nesta projeção levou-se em conta, no tocante ao rendimento dos pintos alojados, viabilidade de 96%, abate aos 42 dias de idade e, no segundo trimestre, peso médio correspondente à média do trimestre inicial do ano.

É bem provável, no entanto, que o peso médio adotado tenha sido superado e o volume de carne de frango alcançado no período tenha sido ainda maior, situação sugerida pelas condições de mercado nos últimos dois meses.

Em outras palavras, se a produção aumentou não mais que 2,5%, o simples fato de as exportações terem aumentado 12% no período teria levado a uma oferta interna com evolução negativa e, por decorrência, à maior estabilidade do mercado interno.

Como isso não ocorreu (no bimestre junho-julho os preços do frango abatido ficaram aquém dos registrados no bimestre anterior), prevalecem duas hipóteses: ou a produção efetiva ultrapassou o potencial ora projetado ou o poder aquisitivo do consumidor está mais deteriorado do que o imaginado.

Fonte: Avisite

AddThis Website Tools
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!Previsão do tempo para o mês de abril, confira!
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

13 horas ago
Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestrePreço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre

No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…

14 horas ago
Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!
  • Mercado Investing
  • Notícias

Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!

Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…

15 horas ago
Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz issoComo produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

17 horas ago
Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao BrasilLíder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

1 dia ago
Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no soloPrevisão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

2 dias ago