Na média dos quatro anos enfocados (maio de 2018 a abril de 2022) ela ficou próxima de 34% – índice que não sofre alteração maior ao retirar-se do conjunto os valores extremos.
É verdade que nesses 48 meses houve grandes variações, para cima e para baixo. Mas elas não resultam, exatamente, de uma valorização maior do frango exportado e, sim, das variações internas no preço do produto.
E o exemplo mais gritante foi registrado em meados de 2020, ocasião em que, mesmo com o refluxo dos preços externos, o frango foi exportado por um valor quase 80% superior ao registrado no mercado interno. Neste caso, as margens aumentaram porque o refluxo interno foi muito mais agudo – devido à semi-paralisação dos mercados interno e externo em decorrência do primeiro grande lockdown mundial imposto pela pandemia.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Obviamente, o oposto também é verdadeiro. Ou seja: baixas margens na exportação são decorrência, muito mais, de valorização interna nos preços do frango. Foi o que aconteceu, por exemplo, em meados do ano passado, momento em que, internamente, o frango abatido obteve suas melhores cotações de todos os tempos.
Não é uma conclusão definitiva, mas parece que as mudanças no mercado externo (como agora, quando o preço médio do produto exportado registra aumento anual já superior a 30%) não alteram a relação de preços entre mercado interno e externo. Quer dizer: também em relação ao frango, o mercado está globalizado.
Fonte: Avisite
AGRONEWS® é informação para quem produz
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…
Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…
Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…
Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…
This website uses cookies.