Considerados os quatro principais itens exportados – cortes de frango, frango inteiro, carne salgada e industrializados de frango – o volume do mês resumiu-se a 274,5 mil toneladas, retrocedendo mais de 20% em relação às 343,6 mil toneladas de dezembro/18.
À primeira vista, esse volume ainda supera o que foi exportado em abril e junho de 2018 (respectivamente, 247,3 mil/t e 230,4 mil/t). É interessante rememorar, no entanto, que naquela época a SECEX/MDIC atualizava seus sistemas de captação de dados e, em decorrência, embarques de um mês só foram contabilizados no outro. E isso aceito, as exportações de janeiro de 2019 corresponderam ao menor volume dos últimos quatro anos, somente superando nesse período as 271 mil toneladas de janeiro de 2015.
Por ora, porém, esses fracos resultados não têm um significado maior. Pois, tradicionalmente, os menores embarques de cada exercício ocorrem, com raras exceções, no mês de janeiro. Tanto que, na média dos últimos 19 anos (2000 a 2018), janeiro respondeu por 7,22% dos embarques do ano, vindo na sequência os meses de fevereiro (7,42%) e abril (7,89%).
De toda forma, não deixa de ser preocupante constatar que os embarques acumulados nos 12 meses encerrados em janeiro de 2019 (gráfico abaixo, à direita) correspondem ao menor volume de todo um qüinqüênio. E se, em comparação a idêntico período encerrado em janeiro de 2015, o volume atual é apenas 0,05% inferior, a receita cambial daí resultante já registra recuo de 18,34%.
Fonte: Avisite
A incidência do bicho-mineiro é uma ameaça silenciosa que vem aumentando devido as mudanças climáticas…
Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos para os shows nacionais da 57ª…
Visitamos a fábrica da Case IH para conhecer antecipadamente 16 lançamentos que serão apresentadas na…
Missão empresarial aproxima Mato Grosso da abertura do mercado chinês para pulses e DDG, impulsionando…
Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas, segundo o…
No mercado do suíno, preço do vivo sobe com demanda em alta e oferta controlada,…
This website uses cookies.