Caiu o peso médio do frango abatido no 1º semestre do ano de 2019

Os dados ontem divulgados pelo IBGE, relativos ao volume de frangos abatidos no segundo trimestre de 2019, são preliminares

Mesmo assim, sinalizam que o peso médio do frango sofreu forte redução no período, desempenho que influenciou também os resultados do primeiro semestre do corrente exercício.

Nos dados consolidados do primeiro trimestre de 2019 o IBGE já havia apontado redução no peso médio do frango – de pouco mais 0,3% em comparação ao mesmo trimestre de 2018.Mas, então, o retrocesso envolveu não apenas o peso médio, mas também o número de cabeças abatidas (-2.02%) e o volume de carne produzida (-2,32%).

Não é o que indicam os resultados preliminares do segundo trimestre, pois os dois últimos indicadores (cabeças abatidas e carne produzida) registraram crescimento – de, respectivamente, 3,63% e 0,43%. Porém, como o índice de queda no volume de carne foi expressivamente menor que o apontado para o número de cabeças processadas, fica claro que a redução mais significativa recaiu sobre o peso médio das aves abatidas. Que, efetivamente, retrocedeu mais de 3% em relação ao segundo trimestre de 2018.

Surpresa? Nenhuma, apenas o retorno a níveis normais. É que, no segundo trimestre do ano passado, devido à greve dos caminhoneiros (final de maio), a maior parte dos abatedouros foi paralisada e os frangos permaneceram nas granjas muito além do tempo ideal de abate, o que redundou em aumento do peso médio.

Então, o IBGE apontou – para maio de 2018 – 2,471 kg por cabeça abatida; e – para o segundo trimestre de 2018 – 2,422 kg por cabeça – os maiores pesos médios já registrados em todos os tempos para um mês ou para um trimestre. Já neste ano, o peso médio do semestre – 2,340 kg – é praticamente o mesmo do primeiro trimestre de 2018 – 2,341 kg.

Fonte: Avisite

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

3 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

6 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

7 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

7 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

10 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

11 horas ago