<
O cachorro salsicha é um dos mais conhecidos e queridos
Inicialmente um cão de caça — que dá origem ao seu nome — o cachorro Dachshund atualmente é um excelente parceiro para companhia. Corajosos, os salsichas, como também são conhecidos, são curiosos e podem passar horas entretidos se começarem a farejar algo interessante, fazendo jus a sua origem.
Além de diversos apelidos, para tutores que estão interessados em adotar um cãozinho desse na família, é importante saber quais das três opções de tamanho (Kaninchen, Miniatura e Padrão) ou pelagem (pelo curto, pelo duro e pelo longo) há maior compatibilidade com a rotina familiar.
Personalidade
Toda a fama e popularidade que os Teckels possuem pode estar ligado com a dócil personalidade dos cachorros dessa raça. Donos de um temperamento extremamente equilibrado, eles também são muito amigáveis e apaixonados por seus tutores.
E esse temperamento pode explicar porque é tão difícil ver um salsichinha nervoso ou agressivo. Além de se divertir com seus tutores, eles mantém as raízes de bom caçadores, e contam com um faro invejável.
Condição física
Os Dachshunds são cachorros enérgicos e adoram gastar sua energia procurado novos alvos para caçar ou se divertir com o seu tutor. Portanto, para que ele não acabe tendo sobrepeso por ficar muito tempo parado, é importante realizar atividades físicas com o pet.
Desde passeios ou até mesmo, se for possível, um espaço para que ele possa correr livremente sem riscos. Além disso, eles são animais que adoram a presença de pessoas e não costumam se dar muito bem com a solidão.

Curiosidades sobre o Dachshund
O Dachshund é uma raça com muitas variedades. Além das três opções de tamanhos e de pelagem, esses pets possuem uma vasta lista de nomes e apelidos. No Brasil, ele ficou conhecido como Salsicha ou Cofap. Já lá fora, ele também é chamado de Dackel ou Teckel.
Estrela publicitária
O apelido Basset Cofap possui uma história curiosa. No início dos anos 90, quando a raça começava a ficar conhecida aqui, um Salsichinha estrelava comerciais publicitários da marca de amortecedor Cofap, o que resultou no início da popularidade dele por aqui.
Cão olímpico
Aconteceu nos Jogos Olímpicos de verão, em 1972. O Waldi, um cãozinho da raça Dachshund, foi o primeiro mascote olímpico oficial. A escolha por um cachorro dessa raça foi devido a popularidade que ele possuía na Alemanha — algo que se estendeu ainda mais no mundo inteiro após o maior torneio esportivo do mundo.

Protagonista nas telonas
Além de comerciais, o Dachshund já apareceu em diversos filmes, inclusive como protagonista. Entre os principais, estão: A Bob Pai e Bob Filho, O Salsicha Campeão, Um Amor de Companheiro, Wiener-Dog, Meu Tio e a consagrada trilogia de Toy Story com o cachorro de molas Slinky.
Drama vivido durante as grandes guerras
Com a chegada da Primeira Guerra Mundial, por ser um cachorro de origem alemã, muitos ingleses e americanos passaram a extinguir a raça e até criaram campanhas contra o inocente cãozinho. Algo parecido aconteceu na Segunda Guerra Mundial, quando os Dackels tornavam-se popular novamente, mas em menor proporção.
Após a segunda Grande Guerra, cachorros da raça voltaram a ser importados por americanos e a marca começou a dar sua volta por cima, figurando entre os mais populares cachorros das famílias americanas até os dias atuais.
Por Vicente Delgado, com informações da Petz e Amo meu Pet
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>