O gigante mastim napolitano é atualmente adestrado para guarda de mansões e de fazendas, e cada vez mais é apreciado como cão de companhia pelo seu temperamento dócil e afetuoso.
Por serem cachorros gigantes e fortes, eles eram usados para puxar cargas e carroças carregadas de objetos. O Mastim Napolitano foi desenvolvido no sul da Itália, nas proximidades de Nápoles, de onde recebeu parte de seu nome. Os criadores napolitanos focados na criação de um cão de grande porte, com pele solta que iria protegê-lo em caso de ataque. Desejavam também um cachorro que fosse leal e amoroso com os membros da família.
O Mastim Napolitano é usado na proteção de rebanhos por ter uma figura grande e imponente, possuem um latido estrondoso intimidando qualquer um. Eles defendem o gado de predadores e ficam atentos durante dia ou durante à noite, conforme necessidade da fazenda.
A raça possui instinto de cão de guarda. Por isso costuma latir bastante para dar alertas ao seu tutor ao perceber algum perigo. Já no dia-a-dia ele costuma ser silencioso. Além disso, esses cães são muito atentos com relação ao ambiente que os cerca, sendo capazes de detectar ameaças com muita facilidade.
Isso porque eles possuem tanto a audição quanto o olfato extremamente apurados, que os auxiliam à perceber que pessoas ou outros animais estão se aproximando de seu território, com muita antecedência.
O Mastim Napolitano é um guardião por natureza, e muito leal a seus familiares, sendo muito bom e carinhoso com crianças e membros da sua família. Ele costuma comportar-se muito bem dentro de casa, é um cão calmo, sendo uma ótima companhia. É um cachorro afetuoso e sensível, muito corajoso, ele não hesita em agir quando percebe que algo ameaça seu lar ou os seus tutores.
O Mastim Napolitano é um cachorro bastante obediente, no entanto, quando nota algum perigo eminente, age por conta própria. Não é muito difícil de ser adestrado e não deve ser incentivado a ser agressivo. Tratá-lo com carinho na hora de ensinar os comandos faz com que o vínculo entre vocês se fortaleça e auxilia em respostas melhores e mais rápidas da parte do cão. O ideal é ganhar sua confiança e fazer de tudo para que ele lhe obedeça sozinho.
Data da 1ª postagem: 19 de outubro de 2020
AGRONEWS é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.