Brasil lidera investimentos em pesquisa agrícola na América Latina

O investimento em pesquisa agrícola no Brasil é bastante superior ao de seus vizinhos na América Latina. Este é um dos principais resultados do estudo sobre investimentos, capacidades e desempenho em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que a Embrapa acaba de realizar em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisa em Políticas Alimentares (IFPRI), vinculado ao Conselho de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR).

No estudo foram analisados indicadores de Ciência e Tecnologia (C&T) relacionados a recursos humanos, investimento financeiro, produção científica e produção tecnológica das principais instituições públicas que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Agrícola do Brasil: a Embrapa, as Organizações Estaduais de Pesquisa Agrícola (OEPAs) e as instituições de ensino superior em pesquisa agrícola.

Na Embrapa, o trabalho foi coordenado pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (SGI) e contemplou o período de 2007 a 2013, em continuidade ao estudo anterior, concentrado no período de 1996 a 2006. Essa parceria com o IFPRI, por meio da iniciativa ASTI – Agricultural Science and Technology Indicators, vem adquirindo cada vez mais importância devido à crescente ênfase, em escala mundial, no papel crítico das atividades de P&D na promoção do crescimento econômico, segurança alimentar e redução da pobreza no mundo em desenvolvimento, particularmente na agricultura. Mais informações sobre esse trabalho podem ser obtidas aqui.

Principais resultados

Entre seus principais resultados, o estudo “Investimentos, Capacidades e Desempenho da P&D Agrícola no Brasil” revela o crescimento de 46,3% nos gastos do Brasil com P&D agrícola no período 2006-2013, principalmente devido ao crescimento ocorrido na Embrapa e nas universidades federais. Os gastos de 2013 equivalem a 1,82% do PIB agropecuário, a maior participação registrada dentre os países da América Latina naquele ano.

Além disso, houve um aumento de 82% no número de registros de cultivares no Brasil entre 2007 e 2013. Tais registros se concentraram nas culturas de milho, soja e tomate e foram liderados pela iniciativa privada. Entre as cultivares registradas pela Embrapa predominam soja, milho, sorgo, laranja, tomate e feijão, enquanto as OEPAs direcionaram esforços em cultivares de laranja, oliveira, feijão e seringueira. No âmbito da transferência de tecnologia, a Embrapa e as OEPAs realizaram 2.108 cursos de capacitação em 2013, envolvendo mais de 41 mil produtores e extensionistas públicos e privados. Mais de 5 mil outros eventos foram realizados para os produtores no mesmo ano, incluindo dias de campo.

No quesito recursos humanos, verificou-se a elevada concentração de pesquisadores nos três principais países da América Latina – Brasil (29%), Argentina (29%) e México (19%), totalizando 77% dos pesquisadores da região em 2013. Comparado a outros países, o Brasil empregou o maior número de pesquisadores doutores nas instituições de pesquisa e ensino agrícola (72,5%), investimento muito maior que o do México (47,5%), do Chile (36,8%) e da Colômbia (22,5%), por exemplo. Segundo Rosana Guiducci, pesquisadora da SGI e coordenadora da pesquisa na Embrapa, esse dados representam um enorme salto quantitativo e qualitativo: “O esforço na formação e incorporação de quadros qualificados observado nas principais instituições de pesquisa pública brasileiras nos anos recentes consolidou a posição de nosso país como o maior sistema de inovação agrícola da América Latina”.

De acordo com o trabalho da ASTI, o Brasil situa-se entre os países que dispõem de um dos mais bem desenvolvidos e financiados sistemas de pesquisa agrícola do mundo em desenvolvimento, ocupando o terceiro lugar em gastos públicos em P&D agrícola, após China e Índia.

A organização de P&D agrícola no Brasil é complexa devido a seu tamanho, ao número de órgãos envolvidos e ao duplo papel dos governos federal e estadual. Das 168 instituições que realizaram atividades de P&D agrícola no País em 2013, a Embrapa respondia por 42% do total de pesquisadores em tempo integral. No âmbito estadual, destacam-se a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), com 498 pesquisadores em tempo integral, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com 263, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com 167.

Ainda segundo o estudo, nas instituições de ensino superior com atuação em pesquisa agrícola, são 96 universidades federais e estaduais, incluindo faculdades, centros de pesquisa e departamentos agrícolas, além de fundações de pesquisa e agências menores. Entre estas, destaca-se a Universidade de São Paulo (USP), com 138 pesquisadores em tempo integral, particularmente a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), sediada em Piracicaba. Já as instituições privadas sem fins lucrativos desempenham um papel pequeno, representando menos de 3% do total de pesquisadores agrícolas do país.

A P&D realizada por empresas privadas com fins lucrativos é significativa (principalmente as empresas multinacionais), mas a equipe do estudo não teve acesso aos dados sobre essas atividades.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

16 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

19 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

23 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

24 horas ago