Mercado FinanceiroNotícias

Brasil exportou mais de 1,6 toneladas de arroz no ano de 2020, diz Abiarroz

Exportação de arroz seguiu em alta de março a dezembro do ano de 2020

Apesar dos desafios impostos pela pandemia de covid-19, o setor orizícola brasileiro mantém um desempenho excepcional no mercado mundial. No acumulado do ano comercial 2020/2021 (março a dezembro), as exportações de arroz (base casca) totalizaram 1.667.305 toneladas, contra importações de 1.140.007 t, resultando num saldo de 527.298 toneladas.

Siga-nos no facebook e instagram

Os números foram divulgados nesta sexta-feira 15 pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e pelo Sindicato da Indústria do Arroz do RS (Sindarroz-RS). “Esse é o maior volume exportado de arroz pelo Brasil, no período de março a dezembro, desde 2011/2012”, diz o diretor-executivo do Sindarroz-RS”, Tiago Sarmento Barata.

A cadeia orícola brasileira mostrou sua eficiência nestes meses de adversidades provocadas pela covid-19, avalia o executivo do sindicato gaúcho. “O setor teve resiliência para atender às exigências sanitárias globais e o aumento da demanda nos mercados externo e interno em decorrência da pandemia.”

Arroz: importação brasileira segue em bom volume

Os principais compradores do cereal brasileiro no período foram Peru, Venezuela e Cuba. Já as importações de arroz foram lideradas pelos países do Mercosul (Paraguai, Argentina e Uruguai).

Conforme projeções do executivo do Sindarroz-RS, o Brasil deve fechar o ano comercial, em fevereiro de 2021, com exportações de 1,8 milhão de t. A estimativa é que as importações alcancem cerca de 1,2 milhão de t.

Em dezembro do ano passado, as exportações brasileiras foram de 51 mil toneladas, contra importações de 218,5 mil t. “Tivemos em dezembro o menor volume exportado desde julho de 2019 e maior de importação dos últimos 12 anos”, pontua Tiago Sarmento Barata.

AGRONEWS – Informação para quem produz

peixe br
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo