Foi o maior volume embarcado nos últimos quatro anos. Além disso, supera em 12 mil t a quantidade vendida para o mercado externo em 2019.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira 18 pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e pelo Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS).
Siga-nos no facebook e instagram
“Em valores, as exportações de arroz beneficiado, no ano comercial 2019/2020, representaram US$ 160 milhões, US$ 10,3 milhões a mais do que o faturamento do período anterior, de 2018/2019”, destaca o diretor executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata.
De acordo com o executivo do Sindarroz-RS, o resultado das exportações de arroz beneficiado no ano comercial 2019/2020 foi muito bom e reforça a posição do Brasil no mercado internacional como exportador de arroz beneficiado de qualidade.
“Conseguimos fidelizar alguns mercados importantes, como o Peru. Paralelamente, abrimos mercados novos, reconhecidos mundialmente como valorizadores da qualidade do nosso arroz beneficiado, como o Iraque, por exemplo”, diz o executivo do Sindarroz-RS.
Ainda segundo Tiago Barata, a expectativa é que o arroz beneficiado brasileiro conquiste novos mercados em 2020. “Um dos mercados que está muito no nosso radar é o México, onde realizamos, recentemente, uma missão institucional com o objetivo de visitar as autoridades mexicanas e potenciais importadores.”
Conforme a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, a ação no México buscou sensibilizar as autoridades daquele país e potenciais importadores sobre a capacidade das indústrias brasileiras de fornecer arroz de forma constante, com qualidade reconhecida internacionalmente, e a preços mais competitivos para o consumidor mexicano.
Para assegurar um bom fluxo de negócios, a diretora ressalta a importância de gestões do governo brasileiro para incluir a isenção de imposto de importação ou fixação de cotas por meio da ampliação do Acordo de Complementação Econômica (ACE) nº 53 para o arroz brasileiro.
“Confiamos no comprometimento das autoridades brasileiras para inclusão do arroz beneficiado nas negociações para ampliação do ACE nº 53. Nesse meio tempo, seria de grande relevância a gestão do Ministério da Economia brasileiro junto à pasta correspondente do México para assegurar a renovação da cota para exportação de arroz, de 150 mil toneladas, livre de impostos, para o corrente ano”, enfatiza a diretora executiva.
AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/embarques-da-carne-de-frango-permanecem-auspiciosos-nesta-semana/
Por Redação Agronews Brasil – com informações Abiarroz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.