Brasil exporta 487 mil t de arroz beneficiado no ano comercial 2019/2020

As exportações brasileiras de arroz beneficiado totalizaram 487 mil toneladas (base casca) no ano comercial 2019/2020 (1º de março/2019 a 29 de fevereiro/2020)

Foi o maior volume embarcado nos últimos quatro anos. Além disso, supera em 12 mil t a quantidade vendida para o mercado externo em 2019.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira 18 pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e pelo Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS).

Siga-nos no facebook e instagram

“Em valores, as exportações de arroz beneficiado, no ano comercial 2019/2020, representaram US$ 160 milhões, US$ 10,3 milhões a mais do que o faturamento do período anterior, de 2018/2019”, destaca o diretor executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata.

De acordo com o executivo do Sindarroz-RS, o resultado das exportações de arroz beneficiado no ano comercial 2019/2020 foi muito bom e reforça a posição do Brasil no mercado internacional como exportador de arroz beneficiado de qualidade.

“Conseguimos fidelizar alguns mercados importantes, como o Peru. Paralelamente, abrimos mercados novos, reconhecidos mundialmente como valorizadores da qualidade do nosso arroz beneficiado, como o Iraque, por exemplo”, diz o executivo do Sindarroz-RS.

Ainda segundo Tiago Barata, a expectativa é que o arroz beneficiado brasileiro conquiste novos mercados em 2020. “Um dos mercados que está muito no nosso radar é o México, onde realizamos, recentemente, uma missão institucional com o objetivo de visitar as autoridades mexicanas e potenciais importadores.”

Conforme a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, a ação no México buscou sensibilizar as autoridades daquele país e potenciais importadores sobre a capacidade das indústrias brasileiras de fornecer arroz de forma constante, com qualidade reconhecida internacionalmente, e a preços mais competitivos para o consumidor mexicano.

Para assegurar um bom fluxo de negócios, a diretora ressalta a importância de gestões do governo brasileiro para incluir a isenção de imposto de importação ou fixação de cotas por meio da ampliação do Acordo de Complementação Econômica (ACE) nº 53 para o arroz brasileiro.

“Confiamos no comprometimento das autoridades brasileiras para inclusão do arroz beneficiado nas negociações para ampliação do ACE nº 53. Nesse meio tempo, seria de grande relevância a gestão do Ministério da Economia brasileiro junto à pasta correspondente do México para assegurar a renovação da cota para exportação de arroz, de 150 mil toneladas, livre de impostos, para o corrente ano”, enfatiza a diretora executiva.

AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/embarques-da-carne-de-frango-permanecem-auspiciosos-nesta-semana/

Por Redação Agronews Brasil – com informações Abiarroz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

6 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

10 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

11 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

11 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

14 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

15 horas ago